Hospital da Luz Lisboa já realizou 1.000 cirurgias robóticas

Hospital da Luz Lisboa já realizou 1.000 cirurgias robóticas

O Hospital da Luz Lisboa acaba de ultrapassar as 1.000 cirurgias robóticas. A maioria destas intervenções realizou-se para tratamento de doenças oncológicas, nas áreas da urologia, cirurgia geral e cirurgia torácica, entre outras.

O Hospital da Luz Lisboa foi o primeiro hospital a realizar cirurgias robóticas em Portugal, em junho de 2010. Em 2016, foi adquirido um segundo robô. As equipas médicas cirúrgicas são residentes em Portugal e com larga experiência em cirurgia robótica, sendo coordenadas por Kris Maes. A muito curto prazo, as patologias ginecológica e da tiroide poderão também ter esta abordagem cirúrgica.

«Atingirmos as mil cirurgias é o reflexo de formação e trabalho de excelência que aqui desenvolvemos», salienta Kris Maes.

A robótica constituiu, desde o início, uma das principais apostas do Hospital da Luz Lisboa, pela inovação constante que lhe está associada, pelas diversas áreas em que pode ser usada e pelas vantagens para os doentes. Isso permitiu que os seus cirurgiões não só desenvolvam um trabalho consistente em técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e de elevada complexidade, como tornar-se uma referência em termos de formação.

Em abril deste ano, o Hospital da Luz recebeu a certificação da Associação Europeia de Urologia, enquanto centro de treino em cirurgia robótica urológica (ERUS Reference Training Center). É o primeiro centro da Península Ibérica a receber esta acreditação de excelência, juntando-se a outros existentes na Europa, e passa a poder dar também formação nesta área a profissionais de outros países.