Sociedade Europeia de Ressonância Magnética escolhe Hospital da Luz Lisboa para curso avançado

Sociedade Europeia de Ressonância Magnética escolhe Hospital da Luz Lisboa para curso avançado

A Sociedade Europeia de Ressonância Magnética em Medicina e Biologia (ESMRMB, na sigla inglesa) realiza, entre 28 e 30 de setembro, no Hospital da Luz Lisboa, um curso avançado de ressonância magnética dedicado ao sistema músculo-esquelético

A organização do curso no Hospital da Luz de Lisboa está a cargo do médico imagiologista Vasco Mascarenhas, responsável pela Unidade de Imagem Músculo-esquelética – uma das únicas no país em termos de especialização e com vasta experiência nesta área, razões que levaram à sua escolha como anfitriã desta formação da ESMRMB.

‘Advanced MRI Imaging of the Musculoskeletal System’ destina-se a médicos radiologistas e outros especialistas com trabalho nesta área, como ortopedistas e fisiatras. A ressonância magnética é um método de imagem mais sensível do que o raio-x e a tomografia computorizada na deteção de uma série alargada de patologias do foro osteoarticular. No entanto, a sua utilização requer o conhecimento de protocolos específicos, sinais morfológicos e padrões de diagnóstico. Neste curso, serão abordadas as questões mais complexas que se colocam na utilização da ressonância magnética em medula óssea, coluna vertebral, ombro, cotovelo, punho e mão, joelho, anca e pé, tumores ósseos e lesões desportivas.

Mais informações sobre o curso Advanced MRI Imaging of the Musculoskeletal System em Lisboa