Voltar

Cinesioterapia respiratoria

A cinesioterapia respiratória ou ginástica respiratória tem como objetivo principal eliminar secreções em excesso nas vias respiratórias e contribuir para a redução de alguma sintomatologia associada à compressão brônquica, nomeadamente a sibilância e a tosse, que são as manifestações mais comuns na infância.

Com efeito, nas crianças com menos de dois anos de idade, é frequente a ocorrência de bronquilites, infeções geralmente de etiologia viral que provocam edema da mucosa, uma produção excessiva de muco, uma infiltração brônquica e consequentemente uma necrose do epitélio, atingindo principalmente as pequenas vias aéreas. A obstrução e a hiperinsuflação estão associadas a um acréscimo do gasto de energia na ventilação devido ao aumento da pressão intratorácica e do ritmo ventilatório.

Nestas crianças com bronquiolite, a evacuação das secreções através da cinesioterapia respiratória contribui para reduzir a obstrução e o trabalho ventilatório e melhora as trocas gasosas ao nível alveolar.

 

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, pode encontrar médicos de medicina física e reabilitação que o podem aconselhar sobre reabilitação respiratória. Conheça os médicos de medicina física e reabilitação  desta unidade da rede Hospital da Luz.