Voltar

Reabilitação respiratória

A reabilitação respiratória é uma técnica eficaz na prevenção e tratamento de diversos problemas e/ou doenças que atingem o sistema respiratório, quer sejam agudos ou crónicos. Constitui também uma excelente terapia complementar nos doentes com fibrose pulmonar, bronquiectasia, pneumonia e insuficiência respiratória, além de estar especialmente indicada nos casos de doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).

Um dos objetivos da reabilitação respiratória é eliminar as secreções presentes nas vias respiratórias e aumentar a capacidade pulmonar, além de melhorar a resistência ao esforço físico. Para isso, recorre-se a equipamentos que ajudam a mobilizar e a fluidificar as secreções, facilitando a sua eliminação.

Os exercícios respiratórios são também fundamentais para melhorar a respiração e fortalecer os músculos respiratórios. A realização de tarefas diárias simples, como é o exemplo de subir as escadas, está associada a um cansaço superior ao normal. Os exercícios de fortalecimento dos músculos respiratórios contribuem para melhorar a capacidade de resistência a estes e outros esforços físicos necessários no seu dia-a-dia.

Por outro lado, a reabilitação funcional respiratória pode ter vantagens quando realizada antes e depois de intervenções cirúrgicas, por exemplo cardíacas, torácicas ou abdominais. A realização de reabilitação funcional respiratória antes de uma intervenção cirúrgica contribui para reduzir o risco de complicações, no período pós-operatório, o que está associado a um menor risco infeções hospitalares. Após uma intervenção cirúrgica, a reabilitação funcional respiratória é importante para uma recuperação mais rápida e completa das atividades de vida diária, com um impacto significativo na qualidade de vida.

 

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, pode encontrar médicos de medicina física e reabilitação que o podem aconselhar sobre reabilitação respiratória. Conheça os médicos de medicina física e reabilitação  desta unidade da rede Hospital da Luz.