Hospital da Luz assegura a assistência clínica do Estoril Open

Hospital da Luz assegura a assistência clínica do Estoril Open

O Hospital da Luz assegura, pelo terceiro ano consecutivo, a assistência clínica do torneio de ténis Millennium Estoril Open, que decorre entre 29 de abril e 7 de maio no Clube de Ténis do Estoril. Trata-se da única prova portuguesa incluída na agenda oficial do circuito ATP World Tour e conta com a participação de 28 jogadores de nomeada.

O Hospital da Luz instalou no Clube de Ténis do Estoril um centro médico que vai estar em funcionamento durante o torneio e que terá a sua atividade assistencial dividida em dois polos, um dos quais destinado aos jogadores e que conta com o apoio de fisioterapeutas e massagistas em presença constante junto dos atletas em prova, bem como de um médico fisiatra especialista em Medicina Desportiva nos ‘courts’ onde decorrem os jogos. O Hospital da Luz Lisboa funcionará como uma unidade hospitalar de retaguarda para a prestação de assistência médica mais diferenciada. Já o centro de atendimento ao público em geral, conta com um médico e um enfermeiro, em presença constante durante o horário de funcionamento do recinto.

Além dos meios humanos especializados, o centro médico montado pelo Hospital da Luz está apetrechado com os dispositivos médicos necessários a prestar assistência médica, destacando-se desfibrilhadores automáticos externos a menos de três minutos de distância de qualquer local do recinto, equipamento médico de emergência e reanimação com material para iniciar suporte avançado de vida, malas médicas para assistência imediata nos courts.

O centro médico vai estar equipado com material necessário para dar resposta a situações de baixa, média e elevada gravidade, de doença ou trauma, entre o qual, electrocardiografo, ventilador mecânico, monitor/desfibrilhador, entre outros. O apoio é ainda garantido por ambulâncias medicalizadas para transporte hospitalar, presentes no recinto da prova e pelos serviços do INEM (ambulâncias e viatura médica), que serão ativados para apoio a situações graves.

O Hospital da Luz vai envolver mais de 20 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e massagistas durante os nove dias no Millennium Estoril Open.