Enfermagem do Hospital da Luz premiada pela Ordem

Enfermagem do Hospital da Luz premiada pela Ordem

Dois projetos desenvolvidos por enfermeiros do Hospital da Luz foram premiados pela Secção Regional do Sul da Ordem dos Enfermeiros, no Encontro sobre Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem, realizado no passado dia 18 de março, em Lisboa.

«Técnicas endoscópicas – Lista de Verificação de Segurança», desenvolvido pelos enfermeiros Hugo Castro, Cátia Sena, Maria José Pinto, Patricia Alvarez e Paula Cannas, e «Apoio ao luto em familiares de doentes em cuidados paliativos», dos enfermeiros Maria Aparício, Joana Bragança, Joel Ferreira e Cristiana Rodrigues, estiveram em destaque neste Encontro, tendo ficado classificados em segundo e terceiro lugares na categoria de projetos da área dos cuidados hospitalares.

No total, foram apresentados ao concurso dos projetos dos padrões de qualidade mais de quatro dezenas de projetos de melhoria contínua dos cuidados de enfermagem, sendo cerca de 80% da área hospitalar e os restantes da área de cuidados de saúde primários. O Hospital da Luz submeteu seis projetos ao concurso.

Esta é a terceira vez que a Ordem dos Enfermeiros promove esta iniciativa, que pretende divulgar programas de melhoria contínua com vista à sua implementação em todas as instituições de saúde e em todos os contextos de prática clínica da enfermagem. Isto com o objetivo de uniformizar as boas práticas da enfermagem e promover a melhoria da qualidade dos cuidados prestados.

Para este Encontro, a Ordem dos Enfermeiros solicitou a todas as instituições de saúde do país que apresentassem os seus projetos já implementados, os quais vão poder ser consultados no site da Ordem dos Enfermeiros (clique aqui).