Médico do Hospital da Luz Lisboa fala sobre asma, alergias e desporto na BTV

Médico do Hospital da Luz Lisboa fala sobre asma, alergias e desporto na BTV

José Rosado Pinto, médico imunoalergologista e coordenador do Serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa, foi o entrevistado do programa “Em Linha” da BTV, emitido a 31 de março no canal de televisão do SL Benfica.

Alergias, asma e a sua relação com a prática desportiva ocuparam a emissão, tendo o médico referido a importância do desporto na socialização da criança asmática e de como as atividades desportivas de ar livre podem contribuir para a melhoria da saúde, desde que a pessoa asmática esteja devidamente diagnosticada e tratada de forma adequada.

Relativamente às alergias, seja por ácaros ou por pó (as mais frequentes), José Rosado Pinto disse que é o ambiente, principalmente dentro de casa, o que precisa de ser mais controlado para evitar ou reduzir o impacto na condição alérgica. Se os ácaros atingem mais as crianças, os pólenes afetam mais os adolescentes e a Primavera, com a quantidade de pólenes no ar, disseminados pelo vento, é uma época onde podem ser necessários mais cuidados terapêuticos, dependendo do estado de doença de cada pessoa.

O imunoalergologista referiu-se ainda aos fumadores que, sendo asmáticos ou tendo alergias, agravam estas doenças, pelo que o melhor será deixar de fumar.

José Rosado Pinto teve ainda oportunidade de responder às muitas perguntas colocadas pelos espectadores do programa e de salientar aspetos relacionados com a organização e as valências do Serviço de Imunoalergologia do Hospital da Luz Lisboa.

Veja aqui o vídeo cedido pela Benfica TV