Voltar

Tratamento da obesidade

As primeiras medidas e as mais permanentes a serem implementadas num programa de perda de peso são a adoção de uma dieta hipocalórica equilibrada e adaptada a cada indivíduo, associada a um padrão de refeições correto e à prática regular de exercício físico.

Estas medidas exigem a introdução de alterações profundas nos hábitos de vida e das escolhas individuais, em geral bastante mais fáceis de indicar do que de seguir, o que torna este processo frequentemente difícil e com uma taxa de sucesso longe do desejável, sendo por isso aconselhável um acompanhamento por profissionais da área da nutrição e da psicologia.

Em algumas situações, e com um papel complementar às medidas acima referidas, são prescritos medicamentos no tratamento da obesidade. A utilização isolada de medicamentos nestas situações não é considerada uma opção adequada para perder peso e conseguir mantê-lo.

A colocação de um balão intragástrico continua a ser ainda hoje, o único método de tratamento endoscópico da obesidade praticado por rotina.

Nos casos graves de obesidade, ou em situações em que estão presentes complicações que colocam a vida em risco, está indicado o tratamento cirúrgico da obesidade ou cirurgia bariátrica.