Pulmonology

Click on the items below to learn more about the exams available within each category.

  • Exams

    See Details
    • Determination of Nitric Oxide Exhaled

    • ENDOSCOPIA RESPIRATÓRIA (BRONCOSCOPIA / VIDEOBRONCOSCOPIA)

      •  O que é e como é realizada uma endoscopia respiratória?
       A endoscopia respiratória (broncoscopia, videobroncoscopia) é um exame que permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões.
       
      A endoscopia respiratória é realizada com o paciente deitado de costas. É introduzido através da boca ou do nariz um tubo longo e flexível, designado broncoscópio, que possui na sua extremidade uma fonte de luz. Este instrumento permite ao médico examinar directamente as vias respiratórias e, caso seja necessário para o diagnóstico, colher fragmentos de tecido (biópsia) ou secreções. No caso da videobroncoscopia, o broncoscópio possui na sua extremidade uma câmara de vídeo que transmite imagens ampliadas e de elevada definição para um monitor presente na sala onde o exame é realizado. A progressão do broncoscópio pode causar algum incómodo, pelo que antes da sua introdução é realizada uma anestesia local e uma sedação que ajuda o relaxamento do doente. Estas medicações não implicam o seu internamento, pelo que poderá abandonar o local pelo seu pé pouco depois de terminado o exame. No entanto é conveniente que o paciente seja acompanhado por alguém que lhe possa prestar o auxílio eventualmente necessário.
      •  Em que situações é realizada?
      A decisão sobre a necessidade de realizar qualquer exame é sempre tomada pelo médico, em função das características individuais de cada paciente e das suas queixas ou doença.
       
      Em regra, pode ser aconselhada a realização de uma endoscopia respiratória diagnóstica quando há emissão de sangue através das vias respiratórias (por exemplo, expectoração raiada de sangue), nas situações de tosse persistente sem causa esclarecida, quando estão presentes alterações na radiografia ou TAC torácicas, para rever achados de endoscopias respiratórias realizadas anteriormente e quando se pretende esclarecer dúvidas surgidas noutros exames. A endoscopia respiratória terapêutica está indicada nos doentes em que há necessidade de se aspirar secreções espessas que condicionam atelectasias do pulmão, para remoção de corpos estranhos e para redução ou remoção de tumores com crescimento endotraqueal ou endobrônquico.

       

      • Que limitações tem?
      A endoscopia respiratória diagnóstica e as técnicas adicionais passíveis de ser realizadas (aspirado brônquico, lavado alveolar, biopsias brônquicas, biopsias pulmonares transbrônquicas, escovado brônquico e punção ganglionar transbrônquica) permitem a colheita de produtos que posteriormente irão ser analisados nos laboratórios de patologia clínica e de anatomia patológica, com elevada eficácia para o diagnóstico de doenças infecciosas e tumores. No entanto, o diagnóstico pode falhar, mesmo quando o exame é realizado de uma forma tecnicamente adequada, obrigando a recorrer a outras técnicas diagnósticas.
      • Quando tempo demora?
      A realização de uma endoscopia respiratória demora em média 10 a 20 minutos; no entanto, pode ser mais demorada, especialmente se for necessário realizar algum procedimento adicional. Depois de terminado o exame, torna-se necessário aguardar algum tempo até que a recuperação esteja completa, período que deve ser passado em repouso, num local específico para o efeito. Posteriormente, o paciente poderá abandonar o hospital. Nas horas seguintes à realização da endoscopia respiratória são necessárias algumas precauções, associadas principalmente à limitação de movimentos e da ingestão de alimentos.

       

      • É necessário alguma preparação?
      Para realizar este exame de forma adequada torna-se necessário um período de jejum prévio de 4 horas. Caso esteja em curso alguma medicação anticoagulante deverá ser suspensa 5 dias antes da realização do exame. Quando da marcação de uma endoscopia respiratória no Hospital da Luz serão dadas todas as informações necessárias sobre a preparação para o exame bem como sobre os cuidados a ter depois deste.

       

      • Existem efeitos secundários, riscos ou complicações associados à realização de uma endoscopia respiratória?

      Os riscos associados à realização de uma broncoscopia respiratória são raros, mas existem, tal como acontece com qualquer outro exame em que sejam usados aparelhos ou medicamentos. A incidência destes riscos é variável com os indivíduos, está relacionada com a utilização eventual de medicamentos e com procedimentos adicionais que seja necessário realizar. Entre os riscos mais comuns incluem-se sensibilidade do nariz e garganta, hemorragia nasal e tosse com sangue, que normalmente se resolvem sem intervenção. Para reduzir o risco de ocorrência de complicações é fundamental que o médico esteja informado sobre alergias, outras doenças presentes ou tratamentos em curso.

    • Respiratory Function Tests

    • Ambulatory Sleep Register Polygraph (Cardio-Respiratory)

    • Thoracentesis, Pleural Drainage and Biopsy of the Pleura

      Preparation:
      It is recommended that you bring someone with you to the appointment.

      Attention:
      The doctor and/or nurse should be advised about the occurrence of diseases, current medications, allergies to medication and/or food.

Insurance & Subsystem Agreements