Voltar

Fototerapia convencional

A fototerapia é o tratamento de diversas afeções recorrendo a emissão de radiação não ionisante. A fototerapia com UVB foi a primeira a ser usada, mas os equipamentos mais recentes estão munidos de lâmpadas que emitem preferencialmente na banda dos 311 nm, designada como emissão em banda estreita. O sistema provoca a absorção da Rad UVB por cromóforos existente nas células e o consequente stress oxidativo com lesão celular.

O efeito imunomodulador obtido é benéfico para o tratamento de diversas afeções, destacando-se a psoriase, eczema atópico e diversas formas de prurido, bem como o vitíligo, alopécia areata e certos linfomas cutâneos.

A fototerapia é usada com esquemas diversos, em função da situação e do fototipo do paciente. Em regra inicia-se com três sessões por semana. Os tempos de irradiação com os equipamentos mais modernos são bastante curtos. Inicialmente pouco passam de um minuto, aumentando depois de acordo com evolução, avaliada antes de cada tratamento.

A fototerapia é um método seguro e eficaz, sendo imprescindível a adoção de medidas de segurança, como a proteção ocular e o controle dos tempos de exposição.

 

Conheça os médicos especialistas em dermatologia desta unidade da rede Hospital da Luz.