Serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros

 

Um serviço dedicado que disponibiliza aos clientes internacionais o apoio mais completo na área da saúde em Portugal.

Se vive em Portugal, se está aqui em férias e precisa de cuidados de saúde, ou se planeia de viajar para Portugal especificamente para receber cuidados de saúde, vamos orientá-lo a cada passo do caminho, de modo a que, junto com a sua família, possa dedicar o tempo que pretende aos cuidados que necessita. 

 

  • Clientes internacionais

    O Hospital da Luz Arrábida é a referência para a excelência clínica e inovação no norte de Portugal. Com foco na prestação de cuidados integrados e numa abordagem centrada no doente, o Hospital da Luz Arrábida pretende disponibilizar soluções rápidas e precisas para os desafios diagnósticos e terapêuticos mais complexos. Os nossos clientes internacionais, incluindo residentes, visitantes e pessoas que viajam para Portugal especificamente para receber cuidados de saúde, encontram uma maior facilidade e conforto neste hospital que tem integrado apoio a clientes internacionais em seu serviço, a fim de permitir que você e sua família para se concentrar em sua saúde.

    Para que os nossos clientes internacionais, incluindo residentes, visitantes e pessoas que viajam para Portugal especificamente para receber cuidados de saúde sejam recebido com maior facilidade e conforto, o Hospital da Luz Arrábida tem um serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros. Este programa abrangente de apoio à comunicação em cuidados de saúde para clientes estrangeiros ajuda o percurso dos clientes, desde a escolha de um médico, até à alta e seguimento.

    Pretende-se que os clientes estrangeiros se sintam compreendidos, bem-vindos e seguros; que circulem facilmente no hospital, percebam os cuidados que lhe são prestados e tenham oportunidade para apresentar as suas questões.

    O serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros, sedeado na Luz Saúde, colabora com o Hospital da Luz Arrábida em várias vertentes, nomeadamente:

    • no programa de apoio à comunicação para clientes estrangeiros;
    • no gestão de acordos com seguradoras internacionais;
    • no estabelecimento de relações com a comunidade estrangeira em Portugal, através das suas associações, estabelecimentos de ensino e representações diplomáticas;
    • na coordenação dos serviços para clientes que procuram Portugal especificamente para cuidados de saúde.

     

    Contactos:

    Para agendamentos ou questões relacionadas com o Hospital, os clientes estrangeiros devem ligar o número de telefone geral e escolher 4 para falar com alguém em inglês. Sempre que necessário, o nosso serviço de atendimento ajudará os clientes a encontrar um médico que fale inglês e dará as indicações necessárias para o acesso aos serviços do Hospital. Podem também ser feitos pedidos de agendamento de consultas e exames online na versão do site do Hospital da Luz Arrábida em língua inglesa ou através do email intlpatientservices.arrabida@hospitaldaluz.pt

    Para mais informações sobre o serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros, ou se tenciona viajar para Portugal para receber cuidados de saúde no Hospital da Luz Arrábida envie uma mensagem para o endereço intlpatientservices.arrabida@hospitaldaluz.pt

     

  • Programa de Apoio à Comunicação

    Uma comunicação eficaz é fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes.

    Uma comunicação eficaz é fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes. Quando um diálogo envolve pessoas com a mesma língua materna, a eficácia da comunicação pode, por vezes, ser um desafio. Se estiverem envolvidas pessoas com línguas maternas e culturas diferentes, a complexidade desse desafio aumenta significativamente.

    Os problemas de comunicação devidos a diferenças de língua materna e cultura entre um doente e quem lhe presta cuidados de saúde podem ter diversas consequências que estão bem documentadas. Entre estas, incluem-se, por exemplo, maior stress, menor satisfação, menor cumprimento de conselhos, recusa em receber cuidados médicos, incumprimento de programas de cuidados profiláticos ou de rotina, incapacidade para consentir cuidados, utilização excessiva de exames de diagnóstico, imprecisões no diagnóstico, cumprimento incorreto de recomendações médicas e renúncia a cuidados de seguimento.

    Os problemas de comunicação afetam assim vários aspetos associados aos cuidados de saúde, como sejam o acesso, a segurança dos doentes, a utilização adequada de recursos e a satisfação dos clientes.

    No Hospital da Luz Arrábida existem já diversos instrumentos de apoio à comunicação com doentes estrangeiros, nas várias fases do seu percurso hospitalar. Está previsto ainda que a equipa do Hospital receba formação que a sensibilize para a presença de doentes estrangeiros, procurando compreendê-los cada vez melhor nas suas necessidades e preocupações. Assim, o Programa de Apoio à Comunicação continuará a crescer ao longo do tempo.

  • Seguros Internacionais

    O Hospital da Luz Arrábida tem acordos estabelecidos com seguradoras internacionais, bem como com representações diplomáticas, associações e outras organizações de residentes estrangeiros em Portugal. O nosso serviço de atendimento está preparado para informar sobre a existência desses acordos e para contactar as entidades pertinentes, de modo a ajudar os clientes estrangeiros do Hospital da Luz Arrábida que beneficiem desses acordos.

    Em muitos acordos estabelecidos entre o Hospital da Luz Arrábida e seguradoras internacionais o pagamento de serviços prestados pelo Hospital é realizado diretamente pela seguradora. Nestas circunstâncias, o valor pago pelos clientes diretamente ao Hospital quando usufruem dos seus serviços é reduzido substancialmente, bem como os procedimentos burocráticos necessários para pedido de reembolso às seguradoras.

    Para acesso aos serviços clínicos do Hospital da Luz Arrábida, os clientes com seguros internacionais (ou outra entidade pagadora) devem sempre providenciar uma carta de garantia de pagamento (GOP) (também conhecida como termo de responsabilidade ou pré-autorização). Esta carta de garantia de pagamento indicará os cuidados de saúde que são elegíveis para faturação direta à seguradora de acordo com o plano de saúde específico de cada cliente, bem como o valor a pagar pelo cliente (incluindo quaisquer copagamentos ou franquias, quando aplicável), e o montante a ser pago diretamente pela seguradora.

    Na admissão no Hospital, os clientes devem ser portadores da carta de garantia de pagamento, do cartão de beneficiário de seguro (quanto aplicável) e de um documento de identificação com fotografia. Se a carta de garantia de pagamento não estiver disponível antes da admissão, poderá ser pedido aos clientes um adiantamento calculado com base nos custos previsíveis para os serviços que serão prestados. Este valor será devolvido após a confirmação da cobertura por parte da seguradora. 

    Mais informações sobre seguros internacionais podem ser solicitadas através do endereço intlpatientservices.arrabida@hospitaldaluz.pt.