A Oncologia deve aproximar-se do doente

A Oncologia deve aproximar-se do doente

A Dra. Sónia Rego, oncologista do Hospital da Arrábida, foi entrevistada pela revista Hematologia e Oncologia. O artigo publicado pela revista refere vários aspetos da experiência desta médica e das particularidades dos doentes oncológicos.

“A Oncologia deve aproximar-se cada vez mais do doente e não o contrário", afirma, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce, assim como para a realização de exames complementares no mais curto espaço de tempo possível.

Na atualidade a trabalhar na Oncologia do Hospital da Arrábida, a Dr.ª Sónia Rego destaca, no entanto, que se sente realizada profissionalmente, uma vez que dispõe das condições de trabalho necessárias, e em tempo útil, para a prática clínica para a qual se preparou como médica: dar o seu melhor pelo doente.” (...)

(...) “Se, por exemplo, houver suspeita de neoplasia, em dois ou três dias eu consigo obter todos os dados que me permitem fazer uma caracterização do tumor e recomendar uma terapêutica”, garante, salientando a necessidade de dar sempre ao doente uma resposta rápida, seja ela através de resultados curativos, paliativos ou de alívio sintomático. ” (...)

A revista Hematologia e Oncologia é uma publicação trimestral da News Farma, dirigida às especialidades médicas de oncologia e de hematologia. Tem como objetivo principal abordar assuntos relavantes na área da hematologia, com particular atenção para a vertente oncológica.