Cirurgia inédita à tiroide no Hospital da Arrábida

Cirurgia inédita à tiroide no Hospital da Arrábida

O Hospital da Arrábida esteve ontem em destaque na imprensa nacional, com noticias sobre a realização de uma cirurgia à tiroide realizada através de uma técnica inovadora e transmitida em direto a partir do Hospital para uma plateia de profissionais de saúde, portugueses e estrangeiros, reunidos no auditório da Fundação Cupertino Miranda no Porto.

O convite para vir a Portugal fazer esta operação, feito ao médico vietnamita Tran Ngoc Luong - que é o maior especialista mundial em técnica transaxilar endoscopia -, partiu do cirurgião do Hospital da Arrábida, Jaime Vilaça, responsável pelo simpósio «Na Vanguarda da Cirurgia Endoscópica», que o Hospital organizou nos dias 25 e 26 de maio.

A técnica do vietnamita foi relatada com todo o pormenor pelo Diário de Noticias, por exemplo, que dedicou uma pagina inteira ao simpósio e à cirurgia inovadora da tiroide. E serviu para ensinar e treinar os colegas portugueses nesta técnica inédita. O Hospital da Arrábida passa assim a ser a única unidade europeia onde passará a estar disponível este tipo de cirurgia à tiroide.