Cirurgia robótica no Hospital da Luz Arrábida: uma aposta de excelência no tratamento do cancro da próstata

Cirurgia robótica no Hospital da Luz Arrábida: uma aposta de excelência no tratamento do cancro da próstata

O Hospital da Luz Arrábida tornou-se, em outubro passado, na primeira unidade hospitalar do norte do país a utilizar um robot cirúrgico, concretizando, deste modo, mais um passo na estratégia do Grupo Luz Saúde de disponibilização de uma rede de vanguarda clínica e tecnológica, que visa abranger todas as suas unidades e estende a sua medicina de inovação e excelência a todos os seus clientes, de norte a sul.

As principais cirurgias robóticas oncológicas efetuadas no Hospital da Luz Arrábida são procedimentos para tratamento do cancro da próstata, inovadores e de alta qualidade, que proporcionam aos doentes melhores resultados clínicos no combate à doença oncológica e facilitam uma recuperação mais eficaz e mais segura.

A prostatectomia radical por cirurgia robótica, por exemplo, que os cirurgiões do Hospital da Luz Arrábida já realizam com regularidade, permite uma melhor visualização das estruturas anatómicas, facilitando assim a execução das técnicas cirúrgicas mais complexas e com melhores resultados funcionais para os doentes, nomeadamente em termos de recuperação da função erétil e da rapidez na reversão da continência urinária.

O sistema robótico ‘Da Vinci’ tem as suas principais aplicações nas áreas da Urologia e Cirurgia Geral, nomeadamente em patologias do foro oncológico. E, nestas áreas, a Rede Hospital da Luz conta com alguns dos melhores especialistas nacionais. Neste momento, o Hospital da Luz Arrábida é o único no norte do país que integra equipas médicas cirúrgicas com experiência em cirurgia robótica.

Os conhecimentos, a experiência adquirida e a aposta na formação de equipas médicas e de enfermagem, tendo sempre como objetivo este tipo de abordagem cirúrgica, transformaram, aliás, o Hospital da Luz Arrábida numa referência em cirurgia minimamente invasiva e cirurgia robótica no norte do País.

A cirurgia minimamente invasiva é, desde sempre, uma das principais apostas do Hospital da Luz Arrábida, pela inovação constante que lhe está associada nas diversas áreas em que pode ser usada e pelas vantagens que tem para os doentes.

No Hospital da Luz Arrábida são realizados, regularmente, inúmeros procedimentos de elevada complexidade, recorrendo a cirurgia minimamente invasiva, nomeadamente a cirurgia robótica.

Saiba mais sobre a Unidade de Cirurgia Robótica do Hospital da Luz Arrábida