Curso do Hospital da Luz Learning Health discute inovação nos serviços de saúde

Curso do Hospital da Luz Learning Health discute inovação nos serviços de saúde

O Hospital da Luz Learning Health está a realizar o workshop Innovation in Healthcare Marathon, que tem por objetivo debater soluções inovadoras a adotar pelos serviços de saúde para responderem à cada vez maior procura que registam na sequência do aumento da esperança de vida e do envelhecimento da população. A iniciativa, que decorre entre 25 de setembro e 19 de outubro, é uma parceria com a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e o Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) do Instituto Superior Técnico, contando com a participação de médicos, data scientists e estudantes do mestrado em Health Care Innovation da Copenhagen Business School.

«Os grandes desafios que enfrentamos actualmente na saúde só poderão ser ultrapassados numa abordagem em que múltiplas disciplinas trabalham em conjunto para alcançar objetivos em comum. E isto sem nunca perder de vista a visão do doente enquanto indivíduo», explica Daniela Dias-Santos, diretora-adjunta do Hospital da Luz Learning Health e diretora do workshop. Assim, ao longo de quatro semanas, aqueles profissionais trabalharão em grupos multidisciplinares, de forma a responder aos «desafios e às necessidades específicas do envelhecimento da população, particularmente o aumento substancial no uso de serviços de saúde», um dos objetivos do European Institute of Innovation & Technology (EIT Health), que também acredita este programa de mestrado.

Pretende-se fazer uma abordagem prática dos problemas colocados: além de palestras e seminários, o curso inclui estudo de casos, análise de dados e apresentações dos trabalhos realizados pelos participantes. Entre os palestrantes estarão gestores do Grupo Luz Saúde, médicos do Hospital Beatriz Ângelo e do Hospital da Luz Lisboa, professores das instituições parceiras e ainda membros de empresas como a Beta-i e a Vesalius Biocapital. 

Participam, igualmente, elementos de três start-ups da área da saúde. A primeira é a Amiko, uma das vencedoras da edição 2017 do programa Protechting, da Fidelidade, cujo produto desenvolvido permite um acompanhamento rigoroso e quantitativo da qualidade da utilização de inaladores usados no tratamento de asma e da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. As outras start-ups são a NeuroPsyCAD, que está a criar uma forma de diagnóstico mais precoce de doenças neurodegenerativas, e a Sword Health, que utiliza sensores para acelerar a recuperação de doentes em fisioterapia.

As sessões do Innovation in Healthcare Marathon realizam-se no Hospital da Luz Learning Health e no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures. O Hospital da Luz Learning Health é a empresa do Grupo Luz Saúde que se dedica às atividades de formação, investigação e inovação.