Hospital da Luz Arrábida pioneiro em capilaroscopia digital no Norte

HL Arrabida realiza Capilaroscopia

O Hospital da Luz Arrábida disponibiliza aos seus clientes, desde dezembro, a capilaroscopia digital, um exame não invasivo que permite estudar a microcirculação sanguínea (ao nível dos vasos capilares). Foi a primeira unidade de saúde privada da zona norte do país onde a técnica foi usada, sendo assegurada por Mariana Brandão, especialista em Medicina Interna com larga experiência na execução e interpretação destes exames.

A capilaroscopia digital realiza-se através de um microscópio (videocapilaroscópio), que permite estudar os vasos capilares sanguíneos da região periférica das unhas, registando em simultâneo essas imagens.

Este exame médico assume particular importância no estudo e acompanhamento de doenças reumatológicas e/ou autoimunes – como esclerose sistémica, doença mista do tecido conjuntivo, lúpus eritematoso sistémico e dermatomiosite, entre outras –, uma vez que permite distinguir o chamado fenómeno de Raynaud primário do secundário (em que os vasos sanguíneos dos dedos, das mãos ou dos pés, mudam de cor). É também indicado para o estadiamento e monitorização de doenças que afetam a microcirculação sanguínea, como diabetes mellitus e hipertensão arterial.