Ortopedia do Hospital da Luz Arrábida convidada em congresso internacional

Ortopedia do Hospital da Luz Arrábida convidada em congresso internacional

A equipa da Unidade de Patologia da Anca do Hospital da Arrábida, dirigida pelo ortopedista Cruz de Melo, foi convidada especial (convidado estrangeiro) no XVII Congresso Norte e Nordeste de Ortopedia e Traumatologia CNNOT, evento que decorreu de 2 a 4 de junho em São Luiz, no Brasil.

Neste congresso, a equipa realizou uma cirurgia ao vivo – artroscopia da anca para tratamento de síndrome de conflito femoro-acetabular – que a partir do Hospital Universitário foi transmitida em direto para o Centro de Congressos.

Cruz de Melo foi ainda o convidado internacional orador da conferência “Artroscopia da anca no tratamento de síndrome de conflito femoro-acetabular”, participou como moderador na mesa redonda em que se debateu a “Artroscopia da anca: técnica, avanços e desafios” e e participou no debate sobre “Revisão de prótese total da anca – Quando não há osso”.

Manuel Padin, enfermeiro do Hospital da Luz Arrábida, foi convidado especial no Simpósio de Enfermagem, onde apresentou os temas como a cirurgia segura no bloco operatório; check list de segurança – a experiência do The Porto Hip UNIT; posicionamentos cirúrgicos na ortopedia; e cirurgia de coluna – novos desafios. 

Este foi um reconhecimento internacional da qualidade dos serviços prestados em Ortopedia no Hospital da Luz Arrábida. Esta especialidade do Hospital da Arrábida é também, há vários anos, uma referência nacional, tendo obtido sucessivas classificações máximas na avaliação SINAS da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), de três estrelas em Excelência Clínica nas áreas da Ortopedia, em particular, nas artroplastias totais da anca.