Responsabilidade Social

Responsabilidade Social

A Luz Saúde tem um compromisso de responsabilidade social baseado na transparência da sua atividade e na conciliação entre a prestação de cuidados e o envolvimento, motivação e satisfação de todos os intervenientes – colaboradores, clientes e familiares, fornecedores e acionistas.

Para cumprir o seu compromisso de responsabilidade social, a Luz Saúde promove iniciativas a diversos níveis, sempre com a preocupação de contribuir para a formação dos seus colaboradores e de estar inserido e contribuir para uma sociedade mais saudável e solidária com aqueles que por alguma razão estão mais fragilizados.

Disto são exemplo:

  • as visitas de crianças às nossas unidades, para que desde cedo sejam sensibilizadas para os cuidados de saúde preventivos
  • realização de rastreios gratuitos de prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade
  • promoção da inclusão social, decorando algumas das nossas unidades com a produção artística de jovens e adultos portadores de deficiência
  • produção de materiais audiovisuais de apoio aos doentes e suas famílias
  • oferta de estágios e a realização de ações de formação para profissionais de saúde

Ainda no âmbito da responsabilidade social, a Luz Saúde colabora com organizações com as quais partilha objetivos e estratégias, num compromisso de solidariedade, ajuda mútua, apoio a carenciados, apoio aos cuidadores, promoção da dignidade e autonomia das pessoas dependentes e suas famílias.

Entre estes salienta-se a colaboração com a ADVITA - Associação para o Desenvolvimento de Novas iniciativas para a Vida na produção e divulgação de 12 filmes e 7 brochuras escritas, para informação, auto-formação e formação de Cuidadores, nomeadamente de Cuidadores Familiares/informais.

Estes materiais abordam as competências base de quem cuida, em linguagem clara e acessível e têm por objetivo transpor os conhecimentos científicos para o quotidiano da prestação de cuidados. Os filmes de APOIO AO CUIDADOR  podem ser visionados completos e gratuitamente via site da Advita  www.advita.pt, em youtube e em vimeo; encontram-se também instalados em televisões de quartos do Hospital da Luz Lisboa, para informação aos doentes e suas famílias.