Serviços Farmacêuticos

Os Serviços Farmacêuticos, através da sua equipa jovem e dinâmica, pretendem contribuir de uma forma informada, ativa e motivada para a prestação de cuidados de saúde no Hospital da Luz Arrábida, enquadrada nos seus objetivos de excelência.

Os Serviços Farmacêuticos são responsáveis pelas ações ligadas ao Medicamento, tendo em vista a sua utilização racional e adequada, centrada no Doente.

Com efeito a utilização correta do Medicamento implica tomadas de decisão a vários níveis, desde a investigação, à avaliação tecnológica, distribuição, prescrição e administração, em muitos dos quais os conhecimentos farmacêuticos assumem um papel determinante.

No Hospital da Luz Arrábida, as funções dos Serviços Farmacêuticos estendem-se a diversas áreas, entre as quais se incluem:

A Distribuição de Medicamentos

A distribuição de medicamentos é a atividade dos Serviços Farmacêuticos com maior visibilidade para os serviços clínicos. Esta distribuição refere-se tanto a doses individuais unitárias, como à reposição de stocks e ao controlo de medicamentos sujeitos a legislação restritiva.

Na distribuição de medicamentos, as ações dos Serviços Farmacêuticos têm como objetivos garantir o cumprimento da prescrição, racionalizar os procedimentos de distribuição, garantir uma administração correta, diminuir erros possíveis, monitorizar a terapêutica, aliviar o pessoal de enfermagem de tarefas administrativas e de manipulação de medicamentos e racionalizar os custos com a terapêutica.

Seleção e Aquisição de Medicamentos

Uma seleção adequada e racional de medicamentos, é um fator considerado imprescindível num ambiente hospitalar, devido essencialmente à grande vastidão do mercado farmacêutico. Este objetivo só é atingido com a criação de politicas e protocolos terapêuticos, cuja implementação seja eficazmente cumprida.

No Hospital da Luz Arrábida a seleção de medicamentos é um processo multidisciplinar e participado, que pretende assegurar a seleção dos fármacos necessários para todas as suas unidades e departamentos, tendo em conta o seu custo, eficácia, segurança e qualidade associados a uma utilização racional. A seleção de medicamentos é baseada em evidências científicas, que têm uma relação direta com o conceito de utilização racional do medicamento. A seleção de medicamentos, tanto no que se refere a sua inclusão como à sua exclusão, é um processo centralizado pela Comissão de Farmácia e Terapêutica do Hospital da Luz Arrábida.

Produção de Medicamentos

Existem medicamentos que por questões de inadequação das formas farmacêuticas disponíveis no mercado têm que ser manipulados para que se adaptem às necessidades de cada doente. Para este efeito os Serviços Farmacêuticos desenvolvem diversas ações, sempre em condições de segurança e cumprindo as normas de boas práticas na preparação de medicamentos manipulados. Entre estas ações incluem-se a reembalagem de medicamentos em doses individuais, a produção de formulações estéreis e não estéreis (por exemplo, colírios, papéis medicamentosos, soluções orais) e a preparação de misturas para suporte nutricional endovenoso.

Os Serviços Farmacêuticos do Hospital da Luz Arrábida dispõem de um espaço físico amplo e agradável no Piso 3, com todas as infraestruturas e equipamentos necessários ao desempenho da sua atividade em conformidade com as exigências atuais.

Equipa dos Serviços Farmacêuticos

Farmacêuticas:

Alexandra Madureira (Diretora Técnica)

Técnicas de Farmácia:

Isabel Patrão