Voltar

Dr.ª Joana Bessa

Psicologia

Joana Bessa

Unidades Luz Saúde

  • Hospital da Luz Arrábida

  • Áreas de atividade:

    • Psicologia pediátrica
    • Avaliação e intervenção psicológica com crianças, intervenção precoce, perturbações do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem
  • Línguas:

    • Inglês
  • Formação:

    • Licenciatura em Psicologia, no ISMAI - Instituto Superior da Maia (2004)
    • Pós - Graduação em Intervenção Precoce e Educação Especial no Pré-escolar , na Faculdade de Psicologia e Ciências da educação da Universidade do Porto (2006 - 2007)
  • Resumo da carreira profissional:

    • Psicóloga do Hospital da Arrábida (desde Janeiro de 2010)
    • Psicóloga no Getting It, pediatria e desenvolvimento, Lda (desde 2006)
    • Psicóloga Casa Nossa Senhora da Conceição (2006 - 2011)
    • Psicóloga, Clínica Pediátrica, Ordem da Trindade (2006 - 2010)
    • Formadora no Instituto Monitor (2005-2006)
    • Apoio Psicológico a 2 alunos do Instituto Monitor (2005)
    • Estágio na Consulta de Desenvolvimento do Hospital Pediátrico de Coimbra (2005)
    • Estágio Curricular na Comissão de Protecção de Crianças e Jovens da Maia (2003 – 2004)
    • Estágio de observação na Unidade de Avaliação do Desenvolvimento e Intervenção Precoce (2003)
    • Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (2005)
    • Tem colaborado e participado em diversas palestras proferidas a convite, em workshops e reuniões científicas na sua área de especialização:
      Reunião da Secção de Pediatria do Desenvolvimento da SPP subordinada ao tema: “Défice Cognitivo – Causas Genéticas” , tendo apresentado a palestra “Défice Cognitivo – Avaliação e Intervenção”. 
      2007 International Attachment Conference”, na Universidade do Minho (2007) 
      “ A avaliação psico-pedagógica”, organizado pelo CALEIDOSCÓPIO, que decorreu na Fundação Engº António de Almeida, Porto (2007)
      Workshop: “Competências parentais” integrado no 9º Congresso Nacional de Pediatria (2008) 
      Workshop: " Comportamentos Desafiantes na pessoa com atraso mental e autismo", no âmbito do projecto Crescer Diferente
      Seminário: Método Fenomínico Paula Teles (2012)
    • Tem participado em diversos cursos de valorização e actualização profissional dos quais destaca:
      “Problemas de aprendizagem de crianças com distúrbios emocionais e de comportamento”, que decorreu na Escola de Ciências da Saúde, Universidade do Minho, (2005) 
      Curso sobre Escalas de Desenvolvimento Ruth Griffiths (2005)
      “Avaliação e Intervenção na Dislexia”, na INALCO (2006) 
      " Avaliação e Intervenção Transdisciplinar Centrada no Jogo" (nível básico e nível Avançado) (2006) 
      " V Curso Intensivo de Desenvolvimento (nível intermédio), pela ANIP – Associação Nacional de Intervenção Precoce (2006) 
      “Orientação Escolar e Profissional”, pela INALCO (2007)
       “Infancy and Early Childhood Training Course: Regulatory Sensory Processing Disorders” – formação online ministrada por: Rosemary White, OTR/L and Stanley I. Greenspan, M.D. (2008)
       “Infancy and Early Childhood Training Course: The Basic Course on the DIR/ Floortime Model” – formação online ministrada por: Stanley I. Greenspan, M.D. (2008) 
      DIR/Floortime - nível B (2008)
      "Autism spectrum disorders: what works an why?" (2009-2010)
      Formação no programa "Anos Incrivéis" (Incredible Years) (2010)
      Formação no modelo SCRETS - Social Communication, Emotional Regulation and Transactional Support (2010)
    • Colaborou na organização e foi responsável pelo secretariado de diversos Workshops e seminários dentro da sua área de especialização
Marcar Consulta