Atendimento Urgente 24h

Atendimento Urgente 24h

Em funcionamento 24 horas por dia, 365 dias por ano, o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida disponibiliza assistência médica e cirúrgica a adultos e crianças.

Há situações em que todos os segundos contam. E, nesses momentos, é importante poder contar com quem está sempre disponível para responder às urgências de saúde. O Hospital da Luz Arrábida tem um serviço de Atendimento Urgente para adultos e para crianças, que funciona 24 horas do dia, todos os dias do ano.

O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida é garantido por uma equipa de profissionais dirigida pelo Dr. António Carneiro, que integra especialistas de Medicina Interna e de Pediatria, e está sempre apoiada por clínicos das várias especialidades médicas e cirúrgicas existentes no Hospital. Prestam, assim, um atendimento completo que conta ainda com o apoio da Unidade de Cuidados Intensivos, do Laboratório de Análises Clínicas e do Centro de Imagiologia, com recurso aos melhores meios tecnológicos e com o rigor, a qualidade e a segurança presentes habitualmente nos serviços de saúde prestados no Hospital da Luz Arrábida.

O Atendimento Urgente de Pediatria funciona igualmente 24 horas por dia e 365 dias por ano, sob a direção do Dr. Carlos Duarte e Dra. Fernanda Marcelino, e integra uma equipa experiente de médicos pediatras, especialistas em Neonatologia e em Cuidados Intensivos, que é responsável também pelo internamento pediátrico. O Atendimento Urgente de Pediatria possui salas de espera e áreas de consulta e observação próprias, decoradas a pensar no bem estar dos mais novos.

O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida tem acesso próprio, junto ao parque de estacionamento exterior do Arrábida Shopping.

Telefone direto do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida: 223 776 868

 

 

  • O que é o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida?

    O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida é um serviço de prestação de cuidados médicos e cirúrgicos, disponível 24 horas, todos os dias do ano. Está vocacionado para avaliar e tratar situações de urgência/emergência, bem como situações que embora não possam ser consideradas como urgência/emergência requeiram intervenção rápida. O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida está vocacionado para o atendimento de adultos. 

    Desde Abril de 2013, o Hospital da Luz Arrábida tem também Atendimento Urgente 24H de Pediatria todos os dias do ano, assegurado em regime presencial por uma equipa de experientes médicos Pediatras, com diferenciação em Neonatologia e Cuidados Intensivos.

  • Recursos Disponíveis no Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida dispõe dos recursos físicos, tecnológicos e humanos necessários para prestar cuidados médicos e cirúrgicos de excelência na sua área de intervenção, excluindo traumatizados graves, queimados graves e urgências psiquiátricas. O Atendimento Urgente é orientado pela Medicina Interna 24h/dia e assegurado em presença física pela Medicina Geral, Medicina Interna e Pediatria, com apoio nas 24h da Cirurgia Geral, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Neurologia, Ginecologia-Obstetrícia, Imagiologia, Laboratório de Patologia Clínica e Serviço de Sangue (Imunohemoterapia).

    O Hospital da Luz Arrábida dispõe de uma UCI (Unidade de Cuidados Intensivos e Intermédios) em disponibilidade permanente nas 24h, todos os dias do ano, com Médico qualificado em presença física, o que assegura disponibilidade e capacidade para cuidar e tratar todo o tipo de doentes graves, que venham a necessitar desse nível de cuidados.

    As áreas de utilização comum do atendimento urgente incluem uma área de espera, espaços de acesso e de atendimento administrativo, quatro gabinetes de consulta, uma sala de tratamentos (com capacidade para fazer pequena cirurgia, gessos e tratamentos) e uma sala de observação com seis a dez camas/cadeirões, com capacidade de reanimação.

  • Corpo Clínico do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    Neste serviço o primeiro atendimento médico é assegurado pela Medicina Geral e Medicina Interna ou Pediatria. Quando necessário, os médicos que se encontram no Atendimento Urgente recorrem, por chamada, a colegas das outras especialidades existentes no Hospital da Luz Arrábida (ver Departamentos e Linhas Assistenciais). Este modelo de organização permite responder atempadamente às situações de doença que se enquadrem na área de intervenção do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida.

    Os recursos humanos disponíveis no Atendimento Urgente incluem médicos (ver Equipa do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida), um corpo de enfermagem, técnicos especializados e funcionários administrativos dedicados ao AU. 

  • Localização do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    O Atendimento Urgente está localizado no Piso 0, tem um acesso interior a partir da recepção, e exterior com acesso próprio pelo parque de estacionamento junto à fachada principal do Arrábida Shopping (voltado para o rio Douro).

  • Funcionamento do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    O acesso ao Atendimento Urgente pode ser feito por duas vias complementares:

    • O cliente pode marcar por telefone, uma hora para ser atendido - consulta aberta
    • O cliente apresenta-se presencialmente no Atendimento Urgente sem qualquer marcação prévia - consulta de Atendimento Urgente

    No primeiro caso será observado por um Médico de Medicina Geral que o aconselha e encaminha e, se justificado, solicita a colaboração das especialidades que se mostrem necessárias.

    No segundo caso o cliente é submetido a triagem por enfermeiro da equipa do AU e caso se identifiquem sinais de gravidade é de imediato encaminhado para consulta médica. Se não evidenciar manifestações de doença grave aguarda oportunidade para ser atendido pela Medicina Geral.

    O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida assegura capacidade para diagnóstico e tratamento de adultos com doença grave, incluindo a ativação das chamadas “vias verdes” (excepto trauma) e também capacidade para avaliação e encaminhamento dos utentes sem doença grave que acorram ao AU.

    No interesse do melhor atendimento é muito importante que ao recorrer ao AU o utente ou quem o acompanhe esteja na posse de informações que possam ser importantes para o diagnóstico e tratamento desse utente (por exemplo, circunstâncias e pormenores relativos à ocorrência, medicações em curso, história de alergias, relatórios de exames ou tratamentos anteriores) e documentos (de identificação, cartão de utente, cartão de beneficiário de outro subsistema de saúde, cartão de seguro de saúde) que possam ser necessários. Depois da avaliação inicial e quando necessário, é possível recorrer, por chamada, a médicos de outras especialidades existentes no Hospital da Luz Arrábida, ativando canais de comunicação específicos para o efeito, incluindo a presença física quando clinicamente indicado. 

    A Imagiologia, instalada ao lado do AU e o Laboratório de Patologia Clínica estão disponíveis 24h todos os dias. Se necessário o bloco operatório pode ser ativado 24h por dia todos os dias.

    Quando a situação exije um período de observação ou tratamento imediato, o utente é encaminhado para a Sala de Observações sob orientação dos médicos do AU e cuidado dos enfermeiros da equipa do AU. Nos casos em que tal se justifique o doente pode ser internado, a qualquer hora do dia ou da noite, em quarto de internamento ou na Unidade Intermédia / Cuidados Intensivos, onde é acompanhado por médico qualificado em presença física e pela equipa de enfermagem e de auxiliares de ação médica em disponibilidade permanente.

  • Situações em que há indicação para recorrer ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    O Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida é um serviço vocacionado para a avaliação e tratamento de situações de urgência/emergência e outras situações que exijam intervenção rápida, nomeadamente:

    • Falta de ar
    • Dor intensa no peito
    • Outra dor intensa e persistente
    • Perda temporária de visão e dor de cabeça
    • Perda de consciência
    • Perda de força ou incapacidade repentina de falar ou mexer.
    • Possibilidade de intoxicação
    • Possibilidade de ingestão excessiva de medicamentos ou estupefacientes
    • Lesões na cabeça e e face
    • Febre alta
    • Ferimentos ligeiros
    • Hemorragias graves
    • Tosse ou vómitos com sangue
    • Possibilidade de fractura
    • Convulsões


    As constipações, as infecções comuns, as situações de febre ligeira, as dores frequentes, as alterações comuns do estômago e intestinos e o facto dos medicamentos habituais terem acabado são causa frequente de recurso à urgência. Na sua maioria estas situações são melhor avaliadas em consultas programadas com o médico assistente e não são causa justificada de recurso ao Atendimento Urgente. Nestes casos os Médicos do Atendimento Urgente esforçar-se-ão por aliviar as queixas e orientar os utentes para consultas onde possam ter acompanhamento programado. 

    Em caso de dúvida o Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida está disponível, especialmente quando se trata de doentes debilitados ou idosos, porque são mais sensíveis e menos resistentes a problemas de saúde do que os adultos ou os jovens.

  • Quem tem acesso ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida?

    Qualquer pessoa tem acesso ao Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida. No entanto, este hospital é uma unidade de saúde privada, pelo que, se o utente não for beneficiário de nenhum subsistema de saúde ou seguro de saúde com convenção com o hospital (ver Acordos e Convenções), as despesas serão pagas na totalidade pelo utente.

  • A que cuidados médicos é possível recorrer no Hospital da Luz Arrábida nas situações que não se enquadram na atuação do Atendimento Urgente?

    Quando o cliente pretende ter acompanhamento regular do seu estado de saúde, realizar uma avaliação geral, ter médico assistente ou ser observado em caso de doença que não coloca a vida em risco o ideal é marcar consulta programada em Pediatria, Medina Geral, Medicina Interna ou outra especialidade médica. Na consulta programada os médicos destas especialidades podem fazer um acompanhamento regular do seu estado de saúde, centrando a atenção na prevenção e na promoção de práticas e hábitos para uma vida saudável. 

    De acordo com esta filosofia de prevenção e abordagem global e continuada dos problemas de saúde em função das particularidades e necessidades de cada pessoa, o Hospital da Luz Arrábida promove a prestação de cuidados médicos programados nas especialidades de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna, que asseguram o elo de ligação entre clientes, especialidades médicas e os serviços médicos de que estes possam necessitar, numa relação médico-doente personalizada e decisiva para o bem-estar das famílias. 

    Estão disponíveis no Hospital da Luz Arrábida consultas de Pediatria, Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna todos os dias úteis, mediante marcação através do número 223 776 800, diretamente no hospital, ou através do site (ver Marcações).

  • Equipa do Atendimento Urgente do Hospital da Luz Arrábida

    Diretor do serviço: Dr. António H. Carneiro (Medicina Interna e Medicina Intensiva)

     

    Para conhecer a equipa do Atendimento Urgente clique aqui

  • Equipa da Unidade de Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios (UCI)

    Diretor do serviço: Dr. António H. Carneiro (Medicina Interna e Medicina Intensiva)

    O Hospital da Luz Arrábida tem uma UCI dotada de 10 camas, com presença médica e de enfermagem nas 24h.

    Para conhecer a equipa da Unidade de Cuidados Intensivos e Cuidados Intermédios clique aqui