Cuidados Paliativos

O que é
Médicos
Linhas Assistenciais
  • O que é

    Cuidados Paliativos

    Os Cuidados Paliativos dedicam-se ao acompanhamento, tratamento e supervisão clínica de doentes com perda de autonomia e necessidade de reabilitação, ou que se encontrem em situações complexas de sofrimento associadas a doenças incuráveis e progressivas.

    Escolha acima o separador médicos para conhecer os médicos de cuidados paliativos desta unidade da rede Hospital da Luz.


    Acordos e Convenções
  • Médicos

  • Linhas Assistenciais

    • Consulta de Cuidados Paliativos

    • Internamento de Cuidados Paliativos

    • Equipa de Acompanhamento, Suporte e Paliação

      O Hospital da Luz Arrábida disponibiliza cuidados de saúde dirigidos aos seus clientes mais vulneráveis, através da Equipa de Acompanhamento, Suporte e Paliação.

      Em que consiste?

      O apoio da Equipa de Acompanhamento, Suporte e Paliação destina-se a pessoas cuja doença, por ser grave ou de difícil tratamento, pode causar intenso sofrimento. O seu objetivo é promover o bem-estar e a melhor qualidade de vida possível, independentemente da fase em que a doença se encontre. Tem como componentes essenciais da sua intervenção o alívio de sintomas, o apoio psicológico e emocional do doente e o apoio à família, o que implica o envolvimento de uma equipa multidisciplinar devidamente qualificada para o efeito.

      Acompanhar, dar suporte e aliviar não apenas um imperativo, mas também uma boa prática clínica, logo após o diagnóstico de doenças previsivelmente graves como, por exemplo, cancro ou doenças neurológicas. A identificação precoce do doente vulnerável é crucial para otimizar os cuidados de saúde que lhe são prestados.

      Está comprovado que a promoção de bons cuidados de acompanhamento e alívio de sintomas em combinação com medidas direcionadas à doença de base:

      • Aumenta a sobrevivência de doentes com patologias graves, com o cancro
      • Melhora a qualidade de vida de doentes crónicos, reduzindo a intensidade dos sintomas físicos e prevenindo a depressão

      Como funciona a Equipa de Acompanhamento, Suporte e Paliação?

      O seguimento por esta equipa pode ser feito em regime de ambulatório (consulta externa) ou no internamento do nosso hospital. É feito em articulação com outras especialidades médicas, com o objetivo de contribuir para a adaptação do doente à sua doença, fomentando a máxima autonomia possível, envolvendo e auxiliando os seus cuidadores.

      Com a Equipa de Acompanhamento, Suporte e Paliação colocamos ao seu dispor uma equipa de profissionais de saúde: médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Estes articularão com outros recursos considerados necessários esta equipa assegurará a avaliação e orientação na área de controlo de sintomas e apoio psicossocial.

      Queremos cuidar bem si!

      Para mais informações contacte o Hospital da Luz Arrábida, através do número 223776800 ou por e-mail