Pneumologia

Clique em cada grupo e conheça os exames disponíveis.

  • Exames

    Ver Detalhe
    • Determinação de Óxido Nítrico no Ar Expirado

      Exame sem preparação.

      A determinação do óxido nítrico (NO) presente no ar expirado permite avaliar de uma forma não invasiva o grau de inflamação brônquica. É realizada com um analisador de quimioluminescência que através de uma simples manobra expiratória permite a quantificação do NO. Atualmente os valores de óxido nítrico no ar expirado estão padronizados, pelo que se torna possível, através desta determinação, aferir o controlo terapêutico, nomeadamente a necessidade de corticoterapia. 

      Saiba mais sobre o óxido nítrico expirado.

      Marcações Online
    • Endoscopia Respiratória (Broncoscopia / Broncofibroscopia / Toracoscopia)

      Preparação: 

      Este exame requer um período de jejum (sólidos e líquidos) de quatro horas e uma preparação específica que inclui medicamentos e/ou outros produtos. Todas as informações necessárias serão dadas na altura da marcação do exame.

      Atenção:

      O médico e/ou o enfermeiro devem ser avisados sobre a ocorrência de doenças, medicações em curso e alergias a medicamentos ou a alimentos.

       

       

      A endoscopia respiratória é um exame que permite avaliar a traqueia, os brônquios e parte dos pulmões.

      Saiba mais sobre endoscopia respiratória.

      Marcações Online
    • Provas de Função Respiratória

      Exame sem preparação.

      As Provas de Função Respiratória são exames que se destinam a avaliar a capacidade do sistema respiratório para realizar as suas funções fisiológicas normais. Individualmente, permitem dispor de diversas informações funcionais sobre as vias aéreas superiores ou inferiores, contribuindo para o diagnóstico de doenças respiratórias, de repercussões respiratórias de outras doenças ou para a avaliação da resposta a tratamentos.

      Saiba mais sobre Provas de Função Respiratória

      Marcações Online
    • Registo Poligráfico do Sono (Cardiorrespiratório) em Ambulatório

      Exame sem preparação.

      O Registo Poligráfico do Sono é um estudo que tem como finalidade conhecer a estrutura do sono de um doente e a ocorrência de alterações que possam interferir com o seu desenrolar normal. Para este efeito são registados diversos parâmetros fisiológicos durante o sono entre os quais, parâmetros respiratórios, cardíacos, neurológicos, a posição corporal e movimentos dos membros.

      Saiba mais sobre o Registo Poligráfico do Sono

      Marcações Online
    • Toracocentese, Drenagem Pleural e Biópsia da Pleura

      Preparação:

      Aconselha-se a presença de um acompanhante.

      O médico e/ou o enfermeiro devem ser avisados sobre a ocorrência de doenças, medicações em curso e alergias a medicamentos ou a alimentos.

      A toracocentese é o procedimento de acesso à cavidade pleural por punção a partir da parede torácica. Permite realizar uma drenagem pleural, ou seja, remover acumulações anormais de líquido ali presentes, bem como realizar biópsias da pleura, ou seja, obter amostras de tecido.

      Saiba mais sobre a toracocentese.

Acordos e Convenções