Voltar

Braquiterapia de alta taxa de dose

A braquiterapia é uma forma de radioterapia interna, em que a fonte de radiação é colocado dentro do tumor, ou muito próximo dele. Existem vários tipos de braquiterapia, que diferem em função da colocação das fontes de radiação na área a tratar, da taxa ou intensidade de radiação administrada ao tumor e da duração do período de administração da radiação.

A braquiterapia de alta taxa de dose refere-se a uma taxa de radiação superior a 12 Gy/h. As suas aplicações mais comuns são os tumores do útero, esófago, pulmão, mama e próstata. A maioria dos tratamentos de braquiterapia de alta taxa de dose podem ser realizados em ambulatório.

Nos tumores da próstata, a braquiterapia de alta taxa de dose envolve a colocação de uma dose elevada de radiação nesta glândula, durante alguns minutos, com a finalidade de destruir as células tumorais. Esta modalidade de braquiterapia prostática pode estar indicada como terapêutica única, ou monoterapia, quando o tumor está localizado e é de baixo risco. Pode também ser associada a radioterapia externa e hormonoterapia, ou modalidade combinada, nos tumores localizados de risco intermédio ou de alto risco.