Voltar

Cefaleia cervicogénica

A cefaleia cervicogénica é uma dor de cabeça com origem no pescoço (coluna cervical) e/ou nos ombros.

Pode ser consequência de lesões ou traumatismos de origem diversa, por exemplo, uma postura incorreta. As lesões cervicais que podem causar dor podem ser de vários tipos, sendo necessário determinar se há sinais clinicos que as impliquem na origem da dor.

Na cefaleia cervicogénica a dor é unilateral ou bilateral, inicia-se na região posterior da cabeça ou no pescoço e move-se para a frente em direção às têmporas. A sua intensidade é variável, pode acompanhar-se ou não de rigidez do pescoço, acentua-se com os movimentos do pescoço e há uma maior sensibilidade da região suboccipital. Alguns doentes têm maior sensibilidade à luz e ao ruído e, nos casos de dor grave, podem ter vómitos.

O tratamento desta cefaleia envolve o alívio da dor de cabeça e a resolução do problema do pescoço que a causa. Na maioria dos casos, inclui fisioterapia com o objetivo de fortalecer os músculos estabilizadores da coluna. Algumas técnicas de relaxamento e auto-cuidado podem contribuir para controlar a dor.

O tratamento pode também incluir medidas locais, nomeadamente a infiltração de uma substância anestésica nos pontos que desencadeiam a dor.