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Dormir melhor

Dormir melhor

Algumas medidas que o podem ajudar a dormir melhor.

  • Horário para o sono noturno

Identifique a hora a que habitualmente sente sono e estabeleça um horário para o seu sono noturno. Deite-se e levante-se sempre à mesma hora, todos os dias, mesmo aos fins de semana e durante as férias. Deite-se apenas quando tiver sono. Se passados 15 minutos de se ter deitado não tiver adormecido, levante-se e faça algo que o relaxe até sentir sono.

  • Refeições

Evite fazer refeições pesadas à noite, não se deite imediatamente depois de comer e não se deite com fome.

  • Bebidas e tabaco

Evite consumir álcool, cafeína, nicotina e outros excitantes, especialmente ao final do dia.

  • Exercício físico

O exercício físico regular é benéfico para o sono mas, pelos seus efeitos estimulantes, não deve ser praticado ao final do dia.

  • Dormir durante o dia

Evite dormir durante o dia; se uma sesta for imprescindível, tente que seja o mais curta possível, nunca ultrapassando meia hora.

  • Relaxar antes de dormir

Reserve algum tempo antes de dormir para atividades que o relaxem (ler, ouvir música, ou outras) e evite, nesta altura, pensar em assuntos que o preocupem ou planear tarefas importantes.

  • Ler e ver televisão

Mesmo que ler e ver televisão o relaxem, não o faça na cama.

  • Um ambiente confortável

Crie um ambiente de conforto no seu quarto. Não use luzes fortes, prefira o silêncio e mantenha uma temperatura ambiente do seu agrado.