Cuidar e Ajudar a Cuidar

Cuidar e Ajudar a Cuidar é um projeto direcionado essencialmente para Cuidadores Familiares.

Cuidar e Ajudar a Cuidar é um projeto que inclui dois vídeos em DVD, destinados essencialmente a cuidadores familiares, mas que também podem ser úteis em ações de formação de cuidadores formais.

Estes vídeos foram produzidos com o apoio e participação voluntária de muitos profissionais das unidades Luz Saúde e com o apoio da Luz Saúde e de outras organizações, nomeadamente POS - Conhecimento, Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Portugal Telecom, Laboratórios Pfizer e Banco Espírito Santo.

Vídeo 1 - Sentimentos e Emoções do Cuidador
Este vídeo aborda o problema do confronto com sentimentos e emoções psicologicamente difíceis de suportar (medo, angústia, revolta, ira, cansaço, frustração, entre outros), com decisões difíceis de tomar (manter a pessoa cuidada em casa, interná-la, que tipo de internamento), a dificuldade de inversão dos papéis (tratar de quem sempre cuidou de nós), o desgaste da continuidade dos cuidados e, quando a vida chega ao fim, os cuidados paliativos, a morte e o luto.

Vídeo 2 - Apoio nas Atividades da Vida Diária
Este vídeo trata o apoio no quotidiano, essencial nas atividades da vida diária, como a higiene, a muda da roupa de cama, a muda de fralda, o vestir e despir, a alimentação, entre outros. Estes temas são abordados sob o ponto de vista do conforto de quem é cuidado e de quem cuida, pretendendo sempre promover a autonomia e privacidade do doente, de acordo com o princípio de que deve fazer-se tudo por ele e nada em vez dele.

Para ver a apresentação dos vídeos do programa Cuidar e Ajudar a Cuidar, ou para os adquirir, visite o site aqui ou envie um email para info@advita.pt.