Voltar

Ecocardiograma

Um ecocardiograma é um exame complementar de diagnóstico que se baseia na utilização de ultrassons para obter imagens em movimento do coração e dos vasos sanguíneos que lhe estão próximos. Os ultrassons emitidos pelo equipamento utilizado (ecógrafo) são refletidos de forma diferente pelas várias estruturas cardíacas, permitindo criar imagens que são visualizadas num monitor. O ecocardiograma utiliza-se para estudar alterações cardíacas morfológicas e funcionais.

Existem vários tipos de ecocardiograma:

  • Ecocardiograma transtorácico em repouso
  • Ecocardiograma transesofágico
  • Ecocardiograma de sobrecarga farmacológica (stress)
  • Ecocardiograma de esforço

O ecocardiograma transtorácico em repouso pode ser aconselhado para avaliar a existência de alterações cardíacas morfológicas e/ou funcionais passíveis de estar relacionadas com queixas dos doentes.

O ecocardiograma transesofágico pode ser aconselhado para avaliar alterações cardíacas morfológicas e/ou funcionais na sequência de exames cardíacos anteriores, para esclarecimento de achados desses exames ou quando estes não permitiram obter informações suficientes ou fidedignas.

O ecocardiograma de esforço e o ecocardiograma de sobrecarga farmacológica podem ser aconselhados para avaliar a resposta do coração a situações de exercício ou para diagnosticar doenças que só se manifestam nestas circunstâncias, como a doença das coronárias.

Em alguns casos o ecocardiograma de sobrecarga farmacológica pode substituir a prova de esforço em tapete rolante, quando esta não é conclusiva ou quando os seus resultados são duvidosos.