Dia Internacional dos Ensaios Clínicos

Dia Internacional dos Ensaios Clínicos

O Dia Internacional dos Ensaios Clínicos, celebrado pela comunidade científica de todo o mundo a 20 de maio, evoca a data em que se terá iniciado o primeiro ensaio clínico de que há registo, por James Lind, e visa reconhecer a importância de todos quantos trabalham nesta área – desde voluntários, investigadores e laboratórios farmacêuticos a reguladores e publicações científicas –, contribuindo para o avanço da Medicina moderna tal como aquele médico britânico. Esta é também uma das áreas prioritárias do Grupo Luz Saúde, em cujas unidades cerca de 300 doentes já participaram em ensaios clínicos, desde 2009.

James Lind era cirurgião a bordo de um navio da Marinha Real Britânica, quando, a 20 de maio de 1747, vendo-se rodeado de marinheiros com escorbuto, decidiu fazer uma experiência. Recrutou 12 homens com sintomas da doença, dividiu-os em pares e administrou-lhes seis tratamentos diferentes: um quarto de cidra por dia; 25 gotas de elixir de vitríolo três vezes ao dia; meio litro de água do mar por dia; uma pasta de alho, mostarda, rabanete, bálsamo do Peru e mirra, três vezes ao dia; duas colheres de vinagre, três vezes ao dia; e duas laranjas e um limão por dia. No final da semana, os marinheiros que tinham consumido citrinos estavam já suficientemente bem para cuidar dos outros.

Este trabalho de investigação permitiu a James Lind perceber que os citrinos combatem o escorbuto, tendo-o ajudando a salvar vidas no seu navio, mas também estabeleceu as bases de como testar um tratamento e chegar à melhor terapêutica para os doentes – sendo considerado, por isso, um marco fundamental na história dos ensaios clínicos randomizados tal como hoje os conhecemos. Muito mudou desde a época de Lind, mas avançar para a realização de um ensaio clínico continua a ser a melhor maneira de conhecer as vantagens e desvantagens de um medicamento ou tratamento.

No Grupo Luz Saúde, é o Hospital da Luz Learning Health que promove e apoia os ensaios clínicos a decorrer nas várias unidades hospitalares. Com o seu centro de investigação, o Hospital da Luz Learning Health coordena equipas de profissionais ligados à investigação clínica, os quais, desde 2009, já realizaram 96 ensaios clínicos, envolvendo 293 doentes. Estes doentes puderam, assim, usufruir de terapêuticas com potencial inovador nos nossos hospitais.