Estudo realizado na Clipóvoa da Póvoa de Varzim contribui para a segurança dos doentes

Estudo realizado na Clipóvoa da Póvoa de Varzim contribui para a segurança dos doentes

Um estudo realizado na Clipóvoa – Hospital Privado, no contexto do projeto do mestrado integrado da estudante Ana Luís Serra Couto, da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho, analisou novos métodos de avaliação do recobro pós-anestésico no contexto de procedimentos gastrenterológicos.

Neste trabalho, foi analisada a possibilidade de usar testes de aplicação rápida e simples (FTT, DST) para documentar a recuperação das capacidades cognitivas e de reflexo após a anestesia. Depois de estudarem os dados obtidos em 130 voluntários, os investigadores concluíram que estes testes são fáceis de aplicar e suficientemente discriminadores para, de forma objetiva, documentar a recuperação psicomotora após administração de propofol.

O estudo intitulado “Evaluation of psychomotor recovery after sedation with propofol” foi orientado pela Dra. Alexandrina Malta (Luz Saúde) e pelo Professor Doutor José Miguel Pêgo (Escola de Ciências da Saúde, Luz Saúde) e obteve uma classificação final de 19 valores.