Simpósio internacional sobre cirurgia de preservação da anca

Simpósio internacional sobre cirurgia de preservação da anca

O Hospital da Luz Lisboa realiza, a 16 e 17 de novembro, a terceira edição do Lisbon International Hip Symposium, dedicado ao tema da cirurgia de preservação da anca. Organizado com periodicidade bianual pela unidade de cirurgia conservadora da anca do Hospital da Luz Lisboa, o encontro tem como objetivo facultar uma atualização sobre a patologia da anca no doente jovem, bem como as técnicas cirúrgicas mais atuais, contando com a participação de alguns dos mais conceituados especialistas nacionais e estrangeiros.

«Nesta edição, vamos abordar um tema muito atual e relevante que é o da preservação da articulação coxofemoral» (anca), explica Paulo Rego, coordenador do Serviço de Ortopedia do Hospital da Luz Lisboa e organizador deste simpósio. A cirurgia conservadora, «enquanto alternativa ao conceito de substituição da articulação coxofemural pela prótese total da anca», as deformações da anca em crianças e adolescentes e as opções para a sua preservação serão os principais temas em debate.

«Com a cirurgia conservadora, preservamos a articulação, damos mais qualidade de vida aos doentes que têm deformidades complexas da anca e permitimos, de certa forma, adiar as alterações degenerativas que levam à substituição articular», salienta Paulo Rego. Recorde-se que alguns profissionais do Hospital da Luz Lisboa têm já uma longa experiência nesta área e são especialmente treinados no diagnóstico e tratamento da patologia da anca, sendo a unidade de preservação da anca já considerada, por isso, um centro de referência neste tipo de cirurgia.

Durante os dois dias do Lisbon International Hip Symposium, no auditório do Hospital da Luz Lisboa, médicos da especialidade e outros profissionais de saúde com interesse em ortopedia, incluindo estudantes, terão a oportunidade de ouvir 23 especialistas portugueses e estrangeiros – entre os quais, Reinhold Ganz (professor emérito do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Universidade de Berna e um dos maiores especialistas mundiais em cirurgia da anca) e Michael Millis (cirurgião ortopédico no Children’s Boston Hospital e professor na Harvard Medical School). No segundo dia do encontro, os participantes poderão acompanhar em direto, por videoconferência, uma cirurgia que estará a ser realizada no Hospital da Luz Lisboa pela equipa da anca.

O Lisbon International Hip Symposium tem o patrocínio científico da Sociedade Portuguesa de Ortopedia, da Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia, da Ordem dos Médicos, da Sociedade Europeia de Radiologia Musculo-Esquelética (ESSR, na sigla inglesa) e da Sociedade Internacional de Artroscopia da Anca (ISHA).

Inscrições online