Técnica inovadora na área da proctologia

Técnica inovadora na área da proctologia

O Hospital da Luz Guimarães tem agora disponível uma cirurgia inovadora, a laser, para doenças da área da proctologia. Trata-se de uma cirurgia mais rápida, menos invasiva e menos dolorosa, sendo usada no tratamento de quistos no cóccix, de hemorroidas e da fístula anal.

A patologia anorretal é muito frequente – atingindo, no caso das hemorroidas, até 50% da população, pelo menos uma vez na vida. Apesar disso, e de todo o desconforto e mal-estar associados, são doenças muitas vezes escondidas pelo doente. A falta de informação e o receio de um período pós-operatório muito doloroso conduzem habitualmente a um adiamento constante do seu tratamento.

«No caso das hemorroidas, o tratamento a laser é usado para coagular tecido, cortando o fornecimento de sangue para o tecido hemorroidário, o que leva à sua significativa redução, com desaparecimento das queixas, evitando igualmente o desenvolvimento de hemorroidas futuras», explica Vítor Costa, cirurgião geral do Hospital Luz Guimarães.

A cirurgia a laser é uma intervenção minimamente invasiva realizada em ambulatório. «A cirurgia clássica tem complicações, como um maior risco de hemorragia, dor, estenose e um pós-operatório complicado, com pensos frequentes. Em alternativa, esta técnica de cirurgia permite uma recuperação muito mais rápida e uma redução muito significativa da dor», acrescenta Vítor Costa.