Bloco Operatório

Bloco Operatório

O Bloco Operatório do Hospital da Luz Guimarães dispõe de excelentes condições físicas e tecnológicas.

O bloco operatório possui quatro salas, três para cirurgia convencional e uma para cirurgia de ambulatório.

As quatro salas do bloco operatório estão equipadas para todo o tipo de procedimentos cirúrgicos, possuindo equipamentos de vanguarda e a mais recente tecnologia, nomeadamente ao nível da cirurgia laparoscópica e artroscópica.

Combina ainda os mais avançados sistemas de apoio: fluxo laminar de última geração, que favorece a esterilização do ambiente, sistemas de iluminação de led, painel de controlo integrado, que permite múltiplas regulações e comunicações locais, Ssistema de gases alternativo, rede informática com ligações ao PACS e ao processo clínico eletrónico.

O bloco operatório está também equipado com um intensificador de imagem de alta resolução (arco em C), que favorece a aquisição de imagens de raios-X intra-operatórias de alta qualidade.

Está igualmente disponível o instrumental cirúrgico e anestésico moderno necessário para todas as especialidades que ali prestam serviço.

O bloco operatório do Hospital da Luz Guimarães possui um sistema de som e vídeo que permite gravar as intervenções cirúrgicas, bem como a realização de ações de formação, tanto no local, como em transmissão para o auditório.

Conta ainda com o apoio de unidades de recobro pós-operatório devidamente equipadas e com uma unidade de esterilização dotada dos meios necessários e adequados para lavagem, secagem e esterilização de todo o material e equipamento cirúrgico.