Voltar

Doença coronária

Doenca _coronariaA expressão doença coronária significativa ou obstrutiva é utilizada na presença de angina de peito e de enfarte do miocárdio.

A angina de peito é uma dor ou desconforto no peito, com origem numa região do coração à qual não chega sangue com oxigénio suficiente. A dor pode expandir-se para os ombros, braços, pescoço, maxilares e costas. A angina de peito não é uma doença, mas sim um sintoma de um problema cardíaco, mais frequentemente associado à obstrução parcial ao fluxo normal do sangue nas artérias coronárias.

O enfarte do miocárdio corresponde à perda de células cardíacas, em maior ou menor extensão, devido a uma interrupção completa do fluxo de sangue. Além do risco de morte, a perda de músculo cardíaco pode limitar a capacidade física e interferir com a qualidade de vida de forma permanente.

As obstruções parciais ou completas das artérias coronárias devem-se, quase sempre, a aterosclerose. Esta doença pode afetar todas as artérias, modificando o seu revestimento interior, que deixa de ser regular e sem obstáculos ao fluxo de sangue. A deposição de placas de gordura no interior das artérias transforma o seu revestimento numa superfície irregular. Esta deposição de gordura pode ser em tal quantidade, que provoca uma obstrução significativa à circulação do sangue (figura). Noutras situações, a rutura destas placas de gordura provoca a formação de um coágulo de sangue no interior do vaso. É o que sucede no enfarte do miocárdio. 

 

 

 

Nos hospitais e clínicas da rede Hospital da Luz, pode encontrar médicos cardiologistas especialistas no diagnóstico e tratamento das doenças do coração. Conheça os médicos de cardiologia desta unidade da rede Hospital da Luz.