Serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros

Serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros

Um serviço dedicado que disponibiliza aos clientes internacionais o apoio mais completo na área da saúde em Portugal.

Se vive em Portugal, se está aqui em férias e precisa de cuidados de saúde, ou se planeia viajar para Portugal especificamente para receber cuidados de saúde, vamos orientá-lo a cada passo do caminho, de modo a que, junto com a sua família, possa dedicar o tempo que pretende aos cuidados que necessita. 

  • Clientes Internacionais

    O Hospital da Luz Lisboa é o maior e mais moderno hospital privado português. O conjunto completo de serviços, a reputação do corpo clínico, a tecnologia inovadora, a qualidade e comodidade dos espaços físicos e a localização privilegiada na cidade de Lisboa têm determinado a sua escolha por milhares de clientes, muitos dos quais estrangeiros - residentes, turistas, ou pessoas que procuram Portugal especificamente para cuidados de saúde. 

    Para que quem não fala português seja recebido com maior facilidade e conforto, o Hospital da Luz Lisboa tem um serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros. Este programa abrangente de apoio à comunicação em cuidados de saúde para clientes estrangeiros ajuda o percurso dos clientes, desde a escolha de um médico, até à alta e seguimento.

    Pretende-se que os clientes estrangeiros se sintam compreendidos, bem-vindos e seguros; que circulem facilmente no hospital, percebam os cuidados que lhe são prestados e tenham oportunidade para apresentar as suas questões. 

    O serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros, sedeado na Luz Saúde, colabora com o Hospital da Luz Lisboa em várias vertentes, nomeadamente:

    • no programa de apoio à comunicação para clientes estrangeiros;
    • no estabelecimento de acordos com seguradoras internacionais;
    • no estabelecimento de relações com a comunidade estrangeira em Portugal, através das suas associações, estabelecimentos de ensino e representações diplomáticas;
    • na coordenação dos serviços para clientes que procuram Portugal especificamente para cuidados de saúde.

    O serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros está também disponível nas unidades satélite do Hospital da Luz – a Clínica de Oeiras e a Clínica da Amadora. Desta forma, é facilitada a coordenação entre os cuidados de saúde prestados aos clientes estrangeiros, que assim podem escolher uma destas unidades, conforme as suas conveniências e necessidades de cuidados específicos. 

    Contactos:

    Para agendamentos ou questões relacionadas com o Hospital, os clientes estrangeiros devem ligar o número de telefone geral e escolher 5 para falar com alguém em inglês. Podem também ser feitos pedidos de agendamento de consultas e exames na versão do site do Hospital da Luz Lisboa em língua inglesa. O nosso serviço de atendimento ajudará os clientes a encontrar um médico que fale inglês e dará as indicações necessárias para o acesso aos serviços do Hospital.

    Para mais informações sobre o serviço de Apoio a Clientes Estrangeiros, ou se tenciona viajar para Portugal para receber cuidados de saúde no Hospital da Luz Lisboa envie uma mensagem para o endereço intlpatientservices.lisboa@hospitaldaluz.pt

  • Programa de Apoio à Comunicação

    Uma comunicação eficaz é fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes.

    Uma comunicação eficaz é fundamental para a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes. Quando um diálogo envolve pessoas com a mesma língua materna, a eficácia da comunicação pode, por vezes, ser um desafio. Se estiverem envolvidas pessoas com línguas maternas e culturas diferentes, a complexidade desse desafio aumenta significativamente.

    Os problemas de comunicação devidos a diferenças de língua materna e cultura entre um doente e quem lhe presta cuidados de saúde podem ter diversas consequências que estão bem documentadas. Entre estas, incluem-se, por exemplo, maior stress, menor satisfação, menor cumprimento de conselhos, recusa em receber cuidados médicos, incumprimento de programas de cuidados profiláticos ou de rotina, incapacidade para consentir cuidados, utilização excessiva de exames de diagnóstico, imprecisões no diagnóstico, cumprimento incorreto de recomendações médicas e renúncia a cuidados de seguimento.

    Os problemas de comunicação afetam assim vários aspetos associados aos cuidados de saúde, como sejam o acesso, a segurança dos doentes, a utilização adequada de recursos e a satisfação dos clientes.

    No Hospital da Luz Lisboa existem já diversos instrumentos de apoio à comunicação com doentes estrangeiros, nas várias fases do seu percurso hospitalar. Está previsto ainda que a equipa do Hospital receba formação que a sensibilize para a presença de doentes estrangeiros, procurando compreendê-los cada vez melhor nas suas necessidades e preocupações. Assim, o Programa de Apoio à Comunicação continuará a crescer ao longo do tempo.

  • Seguros Internacionais

    O Hospital da Luz Lisboa tem acordos estabelecidos com seguradoras internacionais.

    O Hospital da Luz Lisboa tem acordos estabelecidos com diversas seguradoras internacionais, bem como com representações diplomáticas, associações e outras organizações de residentes estrangeiros em Portugal. O nosso serviço de atendimento está preparado para informar sobre a existência desses acordos e para contactar as entidades pertinentes, de modo a ajudar os clientes estrangeiros do Hospital da Luz Lisboa que beneficiem desses acordos.

    Em muitos acordos estabelecidos entre o Hospital da Luz Lisboa e seguradoras internacionais o pagamento de serviços prestados em internamento pelo Hospital é realizado diretamente pela seguradora; o mesmo acontece, em alguns casos, para serviços prestados em ambulatório. Nestas circunstâncias, o valor pago pelos clientes diretamente ao Hospital quando usufruem dos seus serviços é reduzido substancialmente, bem como os procedimentos burocráticos necessários para pedido de reembolso às seguradoras.

    Mais informações sobre seguros internacionais podem ser solicitadas através do endereço intlpatientservices.lisboa@hospitaldaluz.pt.