Conheça a Unidade de Neonatologia

A equipa médica de Neonatologia tem uma intervenção chave em várias circunstâncias.

Antes do parto

A realização de uma consulta pré-natal de Neonatologia é importante para aconselhar os futuros pais sobre todas as dúvidas que possam surgir relativamente ao recém-nascido. A intervenção pré-natal destes especialistas é particularmente importante nos casos previsíveis de partos prematuros ou de doença dos bebés, tanto pelo seu papel no acompanhamento dos pais que se encontrem nessas situações, como pela implementação de medidas que permitam diminuir ou prevenir riscos e problemas no recém-nascido.

Durante o parto

Na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa os partos têm assistência permanente de Pediatras / Neonatologistas, disponíveis 24 horas / 365 dias, que prestam os primeiros cuidados ao recém-nascido, trabalhando em estreita colaboração com as equipas de Obstetrícia e de Anestesiologia no sentido de prevenir problemas e de atuar prontamente em qualquer situação.

No internamento

Os Neonatologistas são também responsáveis pelos cuidados prestados aos bebés internados, tanto os que permanecem junto das mães depois do parto, como os que estão internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais tenham ou não nascido na Maternidade do Hospital da Luz Lisboa.

No acompanhamento de bebés que tenham estado internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais

A equipa médica de Neonatologia é responsável por uma consulta de seguimento destinada aos bebés que tenham estado internados na Unidade de Cuidados Especiais Neonatais, bem como aos que apresentem riscos de perturbações do desenvolvimento. Esta intervenção da Neonatologia tem como objetivo rastrear, avaliar e orientar o tratamento de perturbações do desenvolvimento. Com efeito, em muitas destas situações, a identificação precoce e a intervenção atempada podem minimizar significativamente a ocorrência de problemas a médio e longo prazo. A avaliação do desenvolvimento dos bebés é feita em idades “chave”, de modo a identificar a planear a intervenção em áreas como a motricidade global, a visuomotricidade, a linguagem (compreensão e expressão), a cognição e o comportamento. Sempre que necessário, a atuação dos Neonatologistas é articulada com a de outros profissionais (por exemplo, Pediatras do Desenvolvimento, Neuropediatras, Pedopsiquiatras, Oftalmologistas, Otorrinolaringologistas, Psicólogos, Terapeutas, Educadores).

Este acompanhamento da Neonatologia não dispensa as consultas periódicas de saúde infantil com o Pediatra assistente, com quem são também feitos os contactos necessários.