Conheça o Serviço de Anatomia Patológica

O Serviço de Anatomia Patológica dá uma resposta rápida e rigorosa a todas a situações para que é solicitado.

A Anatomia Patológica é uma especialidade que mantém uma colaboração muito próxima com a maioria das restantes áreas médicas, pelo seu papel determinante no tratamento e prognóstico de muitas doenças.

Através da aplicação de métodos laboratoriais ao estudo dos tecidos, os anatomopatologistas detetam e identificam alterações estruturais, relacionando-as com causas possíveis. Estas informações, integradas com dados do quadro clínico, biológico, bioquímico, entre outros, permitem elaborar um relatório anatomopatológico, que reflete o contributo desta especialidade para o seguimento clínico dos doentes. A participação da Anatomia Patológica no dia-a-dia hospitalar tem assim uma importância vital. Por outro lado, numa era em que os cuidados de saúde são cada vez mais complexos e monitorizados, os clínicos têm necessidade de dispor do diagnóstico anatomopatológico o mais rapidamente possível para que possam planear a estratégia a aplicar a cada doente. Em qualquer hospital, é desejável que este diagnóstico esteja disponível quando o doente ainda ali se encontra, depois de uma consulta ou de uma intervenção cirúrgica. A rapidez do diagnóstico anatomopatológico tem uma importância acrescida nos casos de patologia oncológica.

Assim, de acordo com as necessidades e exigências atuais, o Serviço de Anatomia Patológica do Hospital da Luz Lisboa foi concebido com a finalidade de dar uma resposta rápida e rigorosa a todas a situações para que é solicitado. Este laboratório dispõe de um espaço físico amplo e luminoso e foi organizado em conformidade com um conceito inovador de trabalho contínuo, que visa reduzir o tempo de resposta do exame anatomopatológico, mantendo uma qualidade técnica idêntica ou superior à alcançada com a metodologia tradicional, e com a vantagem acrescida de realizar os procedimentos num ambiente mais seguro. A uniformização nos procedimentos de colheita de amostras, as novas metodologias aplicáveis ao seu processamento, o equipamento disponível neste laboratório e o sistema de trabalho contínuo sem picos ao longo do dia, encontram-se entre os fatores que permitem reduzir consideravelmente o tempo de resposta e, naturalmente, rentabilizar os recursos humanos e tecnológicos existentes.

O impacto mais visível da aplicação desta metodologia de trabalho do Serviço de Anatomia Patológica reside, sem dúvida, na diminuição da ansiedade dos doentes que são sujeitos a exames com finalidade de diagnóstico. Em todos os outros casos, a planificação do tratamento dos doentes e o seu seguimento clínico são bastante facilitados pelo diagnóstico efetuado em tempo útil, no mesmo dia, sempre que não seja necessário realizar quaisquer exames adicionais.

O Serviço de Anatomia Patológica localiza-se no piso -1 do Hospital da Luz Lisboa.

Coordenação:

Dra. Ana Catarino