Conheça o Serviço de Anestesiologia

O Serviço de Anestesiologia do Hospital da Luz tem como missão prestar os cuidados no contexto da medicina peri-operatória.

Nas últimas décadas, a prática da anestesiologia evoluiu desde uma ação essencialmente intra-operatória, para uma prática perioperatória e para uma intervenção importante em todas as situações em que é necessário ocontrolo da dor e a manutenção da homeostasia perturbada por gestos cirúrgicos ou não de diagnóstico e de terapêutica.

Esta modificação da intervenção da anestesiologia esteve associada não só às exigências cada vez maiores relativamente aos cuidados de saúde, como também à necessidade de integração e gestão de todos os cuidados perioperatórios, fundamental para a sua qualidade e para uma gestão correta dos recursos hospitalares.

A medicina perioperatória encarrega-se dos cuidados médicos necessários para os doentes cirúrgicos, prestados através do seu acompanhamento antes, durante e depois das intervenções. O envolvimento dos anestesiologistas, desde a avaliação pré-operatória até à analgesia pós-operatória obriga, naturalmente, a um conhecimento bastante detalhado de todos os problemas presentes, o que tem vantagens inegáveis tanto para os doentes como para os outros especialistas, com uma prestação estreitamente ligada à dos anestesiologistas, mas que acompanham os doentes em ocasiões mais pontuais durante o seu percurso hospitalar. Desta forma, cabe agora aos médicos anestesiologistas uma intervenção e responsabilidade acrescidas perante os pacientes e as equipas em que estão integrados.

Em conformidade com o papel desempenhado atualmente pela anestesiologia em ambiente hospitalar, o Serviço de Anestesiologia do Hospital da Luz tem como missão prestar os melhores cuidados no contexto da medicina perioperatória (nas suas vertentes, pré, intra e pós-operatória), proporcionando aos doentes todos os benefícios desta prática integrada. O Serviço de Anestesiologia pretende também ter uma atuação transversal e manter uma colaboração estreita com todos os outros profissionais de saúde, contribuindo desta forma para otimizar o desempenho em todas as áreas em que a sua intervenção é necessária (bloco operatório, bloco de partos, cirurgia em ambulatório, técnicas de gastrenterologia, pneumologia, cardiologia de intervenção, imagiologia, radioterapia, otorrinolaringologia, consulta de anestesia, visita pré-anestésica, acompanhamento pós-operatório, apoio ao atendimento médico permanente e tratamento da dor crónica).

A equipa de médicos do Serviço de Anestesiologia do Hospital da Luz Lisboa desempenha a sua atividade ciente de que a intervenção do médico anestesiologista é complexa e exige um leque de conhecimentos cada vez mais vasto, pois só assim é possível identificar problemas no período pré-operatório, avaliar o estratificar o risco das intervenções, otimizar o doente para que o procedimento a que vai ser submetido esteja associado ao menor risco possível, equacionar a melhor técnica anestésica e os cuidados de monitorização, para que se reponha a homeostasia perturbada pelo stress cirúrgico. Deverá também o anestesiologista programar adequadamente o pós-operatório em particular no que respeita a analgesia pós-operatória.

O Serviço de Anestesiologia do Hospital da Luz Lisboa, garante cuidados anestésicos adequados com o objetivo de minimizar a morbimortalidade perioperatória e de assegurar o bem-estar físico e psíquico de todos os doentes através do cumprimento rigoroso dos requisitos de qualidade.

Para esclarecimento de qualquer dúvida o Serviço de Anestesiologia pode ser contactado através do endereço anestesiologia@hospitaldaluz.pt.

Coordenação:

Dr. José Bismarck