Conheça o Serviço de Cirurgia Geral

O Serviço de Cirurgia Geral, integrado num ambiente de excelência tecnológica, científica e humana, pretende ser uma referência na qualidade assistencial que presta aos doentes que o procuram diretamente ou que lhe são referenciados.

O Serviço de Cirurgia Geral oferece uma prestação clínica de excelência nas suas diversas áreas de interesse, entre as quais se incluem as doenças do aparelho digestivo, a cirurgia da parede abdominal, a cirurgia da obesidade e a cirurgia de urgência.

A equipa cirúrgica do Serviço de Cirurgia Geral é constituída por cirurgiões com uma vasta experiência nas respetivas áreas de interesse, o que permite assegurar a cada doente uma orientação clínica de acordo com os mais elevados padrões de qualidade assistencial. Para uma resposta proficiente, segura e atual, em determinadas áreas específicas, o Serviço de Cirurgia Geral conta também com a colaboração cirurgiões convidados, com experiência e prestígio reconhecido nas suas áreas de intervenção.

Na cirurgia minimamente invasiva, que abriu uma nova era e revolucionou o tratamento da maior parte das doenças cirúrgicas, a equipa residente do Serviço de Cirurgia Geral, com cirurgiões de reconhecida experiência internacional, assegura uma prestação líder.

Com excelentes resultados, a cirurgia minimamente invasiva é, no Serviço de Cirurgia Geral, a via de abordagem habitual em cirurgia da obesidade, vesícula biliar, apêndice íleo-cecal, cólon e reto, doença do refluxo gastro-esofágico, hérnia e glândula suprarrenal. 

Mais recentemente, também a cirurgia robótica passou a seu usada com frequência em procedimentos da área da Cirurgia Geral, nomeadamente no bypass gástrico (cirurgia da obesidade), na cirurgia do cancro do reto e na cirurgia hepatobiliopancreática.

O Serviço de Cirurgia Geral do Hospital da Luz Lisboa valoriza em absoluto uma estreita colaboração com os seus médicos referenciadores. Esta colaboração passa, entre outros aspetos, pela existência de canais de comunicação privilegiados utilizando todas as plataformas disponíveis – linha telefónica, correio eletrónico (e-mail) e website do Hospital da Luz Lisboa. Ainda, e mais importante, o Serviço de Cirurgia Geral assegura, para este efeito, a completa disponibilidade dos cirurgiões do Hospital da Luz Lisboa.

No âmbito duma prática cirúrgica atual, o Serviço de Cirurgia Geral funciona em articulação e integração multidisciplinar com diversas especialidades, como sejam, Medicina Interna / Cuidados Intensivos, Gastrenterologia, Oncologia Médica / Radioterapia, Radiologia Diagnóstica e de Intervenção, Anestesiologia / Consulta da Dor, Cuidados Continuados e Paliativos, além de quaisquer outras que sejam necessárias para uma boa avaliação e tratamento de cada doente. Desta forma, tem intervenção em diversos centros e unidades multidisciplinares do Hospital da Luz Lisboa.

O Serviço de Cirurgia Geral realiza aproximadamente 3000 intervenções cirúrgicas por ano, quer em regime de internamento, quer no âmbito do programa de cirurgia do ambulatório, em que os doentes têm alta hospitalar no próprio dia da intervenção, sem prejuízo do seu conforto e segurança.

No âmbito do Serviço de Cirurgia Geral funciona uma consulta externa diária de Cirurgia Geral e, bem assim, consultas autónomas de áreas específicas, ligadas a centros integrados de decisão multidisciplinar, nomeadamente: Consulta de Coloproctologia, Consulta de Cirurgia da Obesidade, Consulta de Cirurgia da Parede Abdominal (Hérnia) e Consulta de Cirurgia de Tumores da Pele e Sarcomas.

Coordenação:

Dr. Damião Ferreira