Conheça o Serviço de Cirurgia Vascular

O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular assegura a melhor orientação e tratamento a todos os que sofrem de doenças do foro vascular.

A Angiologia e Cirurgia Vascular, especialidade que atua ao nível da prevenção, da avaliação e do tratamento médico e cirúrgico das doenças das artérias, veias e linfáticos, é um ramo da Medicina relativamente recente, que tem visto a sua importância aumentar de forma apreciável nos últimos anos.

Esta importância crescente deve-se não só ao aumento da incidência e da prevalência das doenças vasculares, como também à maior facilidade de diagnóstico e às maiores possibilidades do seu tratamento, ditadas por desenvolvimentos científicos e técnicos extraordinários que se têm registado nesta área.

A Angiologia e Cirurgia Vascular é, no entanto, uma especialidade que necessita de uma infraestrutura de suporte complexa e “pesada” (acesso a angiografia, bloco operatório apetrechado, serviço de sangue com capacidade de resposta imediata, anestesistas especializados e experientes, unidade de cuidados intensivos, entre outros), particularmente quando se lida com patologia arterial, doenças que sistematicamente têm implicações vitais.

O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular do Hospital da Luz Lisboa dispõe de todos os recursos, humanos e tecnológicos, necessários para uma prestação de vanguarda na sua área. A equipa deste departamento é composta por cirurgiões com uma experiência vasta e reconhecida, capazes de assegurar a melhor orientação e tratamento a todos os que padecem de doenças do foro vascular.

Para a Consulta de Angiologia e Cirurgia Vascular estão disponíveis amplos gabinetes, equipados com ecodoppler e um aparelho de doppler contínuo, o que permite uma avaliação correta e imediata de todas as patologias. Próximo destes, além dos exames ultrassonográficos não invasivos, são também realizados os exames arteriográficos e flebográficos, numa suite angiográfica apetrechada com os equipamentos mais recentes, mais sofisticados e tecnologicamente mais evoluídos. É nesta suite que são também efetuados os gestos terapêuticos endovasculares: angioplastias e colocação de stents. A escleroterapia (química, com laser ou luz pulsada intensa) de varicosidades dérmicas e telangiectasias é realizada numa outra sala, preparada especialmente para o efeito, e onde existem aparelhos de laser e de luz pulsada intensa da última geração, que permitem conseguir os melhores resultados em todos os tipos de lesões. Também na área da cirurgia vascular o bloco operatório do Hospital da Luz Lisboa é, seguramente, dos mais bem equipados do país ao nível das possibilidades de monitorização e instrumentação.

O Serviço de Angiologia e Cirurgia Vascular trabalha em estreita colaboração não só com a restante equipa do Centro Cardiovascular, mas também com todos os restantes serviços do Hospital da Luz Lisboa, de modo a contribuir para a excelência dos cuidados prestados a todos os que o procuram.

Coordenação:

Prof. Dr. Américo Dinis da Gama