Conheça o Serviço de Medicina Geral e Familiar

A Medicina Geral e Familiar tem um papel determinante na prevenção da doença e na promoção da saúde e do bem-estar das famílias.

A Medicina Geral e Familiar é uma especialidade vocacionada para a prestação de cuidados de saúde primários, ou seja, para uma atuação médica abrangente e ao longo da vida, centrada no indivíduo inserido no seu ambiente familiar, profissional, social e cultural.

A importância de uma abordagem global e regular dos problemas de saúde, em função das especificidades de cada pessoa e continuada no tempo, que se traduz no papel do médico-assistente, é reconhecida por todos os envolvidos na prestação de cuidados de saúde e, cada vez mais, sentida pelos cidadãos. Com efeito, deve ser o médico-assistente o elo de ligação entre os doentes e todos os cuidados médicos de que possam necessitar.

Neste contexto, e refletindo o projeto inovador no nosso país de integrar serviços vocacionados para cuidados médicos primários num ambiente hospitalar polivalente, o Serviço de Medicina Geral e Familiar é também uma das apostas fortes do Hospital da Luz Lisboa. Este tipo de organização permite ao Serviço de Medicina Geral e Familiar, em articulação direta com todos os serviços disponíveis no Hospital da Luz Lisboa, proporcionar a todos os clientes do hospital que o desejem uma assistência ambulatória personalizada, com uma competência técnica de referência. Por outro lado, torna-se também possível simplificar e acelerar o percurso hospitalar do doente, gerindo de forma integrada os cuidados de saúde de que este necessita, em conformidade com a prontidão e com a qualidade da prestação, e otimizando os recursos humanos, técnicos e financeiros associados. Em última análise é possível uma melhoria significativa da qualidade assistencial prestada.

Assim, sempre que desejem, os clientes que procuram o Hospital da Luz Lisboa podem ter o seu médico-assistente, que assume e responde a todas as necessidades de cuidados de saúde. Também, na ausência do médico-assistente, o Serviço de Medicina Geral e Familiar responsabiliza-se pela resolução de qualquer situação que possa surgir.

O corpo clínico do Serviço de Medicina Geral e Familiar assegura consultas programadas de Medicina Geral e Familiar, em horário alargado (2ª a 6ª feira entre as 8 e as 20 horas, sábados entre as 9 e as 13 horas) e com disponibilidade de atendimento, quer pessoal quer telefónico. O corpo clínico do Serviço de Medicina Geral e Familiar assegura também o primeiro atendimento a adultos no Atendimento Médico Permanente, serviço do Hospital da Luz que está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.