Conheça o Serviço de Pneumologia

O Serviço de Pneumologia do Hospital da Luz Lisboa pretende responder às exigências atuais impostas pelas doenças respiratórias e pelos seus fatores de risco, através de uma prestação de referência na sua área.

O corpo clínico do Serviço de Pneumologia possui uma vasta experiência na prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças respiratórias, nomeadamente as alergias respiratórias, a asma brônquica, a bronquite crónica, a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), o enfisema pulmonar, as infeções pulmonares, as pneumonias, os tumores do pulmão, as doenças respiratórias profissionais e as doenças do interstício pulmonar, entre outras. A atividade deste Serviço reparte-se por consultas de especialidade e pela intervenção em exames de diagnóstico específicos.

O reconhecimento do tabagismo como um dos principais responsáveis pelo aumento da incidência de doenças respiratórias e como fator de risco controlável destas doenças merece no Serviço de Pneumologia uma atenção especial, através da Consulta de Apoio ao Fumador. Além de um papel de sensibilização para os efeitos nefastos do tabagismo, a Consulta de Apoio ao Fumador pretende estabelecer estratégias de desabituação específicas, em função das características e especificidades individuais dos fumadores.

A Consulta de Apneia do Sono é outra área diferenciada do Serviço de Pneumologia, dedicada especialmente à roncopatia e aos distúrbios do sono.

A necessidade de uma abordagem multidisciplinar em muitas doenças respiratórias está particularmente salvaguardada no Serviço de Pneumologia, que mantém uma colaboração estreita com todos os outros serviços do Hospital da Luz, entre os quais se destacam particularmente a Otorrinolaringologia, a Oncologia, a Neurologia e a Cirurgia Cardiotorácica. Esta forma de gestão integrada das necessidades dos doentes com doenças respiratórias facilita acelera decisivamente os cuidados de que estes carecem e permite, consequentemente, uma melhoria significativa da qualidade assistencial prestada.

Coordenação: 

Dra. Sofia Tello Furtado