Conheça o Serviço de Radioterapia

O Serviço de Radioterapia oferece os melhores cuidados em todas as situações que necessitam da sua prestação.

Integrado no Centro de Oncologia, o Serviço de Radioterapia possui equipamentos de última geração e uma equipa multidisciplinar com uma ampla formação e experiência. O Serviço de Radioterapia trabalha em estreita colaboração com as restantes especialidades médicas, especialmente com a Oncologia Medica e com a Medicina Molecular, que integram igualmente o Centro de Oncologia, o que permite uma abordagem coordenada dos doentes que recorrem a este centro. 

O tratamento das doenças oncológicas com radioterapia exige uma equipa multidisciplinar, altamente especializada e devidamente coordenada, que inclua médicos radioterapeutas oncologistas ou radiooncologistas, físicos médicos, engenheiros físicos, técnicos de radioterapia incluindo dosimetristas, enfermeiros, informáticos e pessoal administrativo com formação específica. Esta equipa funciona como um sistema interdependente, pois nenhum dos grupos profissionais que a integra possui os conhecimentos e a experiência suficientes para realizar as tarefas de qualquer um dos outros. Assim, todos têm funções específicas e que se complementam.

Do trabalho e do esforço de todos os que integram a equipa altamente qualificada do Serviço de Radioterapia do Hospital da Luz Lisboa, que garante uma utilização adequada da tecnologia de vanguarda aqui disponível, resulta uma prestação de referência, que pretende encontrar-se entre as melhores.

O equipamento e toda a tecnologia disponível no Serviço de Radioterapia do Hospital da Luz Lisboa encontram-se entre os que são considerados atualmente como mais avançados no que se refere à garantia de administração do tratamento ao tumor com as menores margens, com uma irradiação mínima dos tecidos normais e com a possibilidade de assegurar a cobertura do alvo face às incertezas geométricas, aos movimentos orgânicos e às incapacidades de precisão na libertação do tratamento.

O equipamento existente permite atingir estes objetivos através da realização das técnicas terapêuticas mais sofisticadas que são hoje aplicadas na prática clínica, de que são exemplos a radioterapia guiada por imagem (IGRT) e a radioterapia de intensidade modulada (IMRT). Este departamento possui dois aceleradores lineares (um equipado com mesa robótica, colimador micromultilâminas de 3 mm e sistema de controlo respiratório), uma unidade de braquiterapia de alta taxa de dose e uma unidade de implante permanente de sementes radioativas.

Para planeamento dos tratamentos, o departamento utiliza uma tomografia computorizada dedicada (3D, 4D) e uma PET-CT, três sistemas de planeamento de radioterapia externa (XiO, Ergo++, Mónaco) e dois sistemas de planeamento de braquiterapia (Oncentra, Variseed).

A tecnologia do Serviço de Radioterapia permite realizar diversas técnicas terapêuticas sofisticadas, consideradas atualmente como as mais avançadas e que garantem a administração da radiação ao tumor minimizando a irradiação dos tecidos normais.

O Serviço de Radioterapia está localizado no piso -1, com acesso a partir do parque de estacionamento subterrâneo através do núcleo de elevadores B e por escada rolante.

Coordenação:

Dr. Francisco Mascarenhas