Cardiologia Clínica

Cardiologia Clínica engloba a Cardiologia Geral, a Cardiologia Pediátrica, a Imagiologia Cardíaca e a Reabilitação Cardíaca.

 

A Cardiologia Clínica está vocacionada para uma abordagem global das doenças cardiovasculares, em articulação com todas as áreas do Centro. É, em regra, a via de acesso mais frequente ao Centro Cardiovascular, através, principalmente, das consultas de Cardiologia Geral e de Cardiologia Pediátrica.

Entre a vasta gama de meios complementares de diagnóstico não invasivos habituais da cardiologia clínica inclui-se o teste de inclinação ortostática, ou tilt test, exame que identifica alterações do ritmo cardíaco e da pressão arterial associadas a modificações da postura corporal.

A Imagiologia Cardíaca dedica-se ao estudo da patologia cardíaca através de técnicas de imagem, como a ecocardiografia, a ressonância magnética, a tomografia computorizada e a imagem molecular, e trabalha em estreita colaboração com o Centro de Imagiologia e com o Departamento de Medicina Molecular do Hospital da Luz. No Laboratório de Ecocardiografia do Centro Cardiovascular é possível realizar praticamente todas as técnicas aconselhadas atualmente, incluindo os ecocardiogramas transtorácico, transesofágico, de sobrecarga farmacológica e de esforço. Este laboratório está acreditado pela European Association of Echocardiography.

A Reabilitação Cardíaca articula-se com o Departamento de Medicina Física e de Reabilitação e dedica-se ao delineamento e implementação de programas personalizados de reabilitação cardíaca, cujos destinatários são doentes de todos os escalões etários submetidos a cirurgia cardíaca, com insuficiência cardíaca ou após enfarte agudo do miocárdio.