Cirurgia Cardíaca

A Cirurgia Cardíaca é hoje um dos três pilares do tratamento da doença cardiovascular, a par da terapêutica médica e da cardiologia de intervenção.

Atualmente, no Hospital da Luz Lisboa, as intervenções de cirurgia cardíaca incidem maioritariamente em doentes de idade adulta, embora se realizem também em idade pediátrica. Não existe qualquer tipo de limitação técnica ou humana na abordagem de patologias passíveis de tratamento cirúrgico, nomeadamente revascularização coronária com e sem circulação extracorporal, cirurgia das valvulopatias, da aorta torácica, cirurgia da fibrilhação auricular, entre outras. Já em 2013 iniciou-se o programa de cirurgia cardíaca robótica do Hospital da Luz Lisboa.

A Cirurgia Cardíaca tem uma interligação e apoio importantes dos Departamentos de Cardiologia e de Pneumologia, bem como da Unidade de Cuidados Intensivos. A excelência dos resultados cirúrgicos advém desta integração multidisciplinar, bem patente na organização clínica do Centro Cardiovascular e de todo o Hospital da Luz Lisboa.