Bem-VIndo ao Centro da Coluna

O Centro da Coluna do Hospital da Luz Lisboa é pioneiro em Portugal na utilização de uma abordagem multidisciplinar no tratamento das doenças da coluna vertebral.

O Centro da Coluna do Hospital da Luz dispõe dos melhores recursos físicos e tecnológicos e de uma equipa de profissionais de experiência e competência reconhecidas nas várias valências que o integram. Desta forma, os doentes são estudados e tratados por uma equipa multidisciplinar empenhada em procurar a melhor solução para os seus problemas e em melhorar a sua qualidade de vida.

A patologia da coluna vertebral é uma das causas mais frequentes de absentismo laboral nos mais jovens e de deterioração da qualidade de vida nos mais velhos. As exigências do quotidiano e a perda de hábitos de vida saudáveis encontram-se certamente entre as causas mais prováveis do aumento das doenças da coluna vertebral, que no seu conjunto são responsáveis por custos socioeconómicos muito elevados.

Nas últimas décadas, o diagnóstico e o tratamento da patologia da coluna vertebral sofreram uma evolução marcada. Os novos métodos de diagnóstico, nomeadamente a ressonância magnética, permitiram definir com precisão muitas patologias, bem como a sua relação com as estruturas da coluna vertebral. Também a utilização de procedimentos vertebrais percutâneos abriu o leque de possibilidades de diagnóstico e tratamento, contribuindo para definir com rigor a estrutura vertebral responsável pela sintomatologia e, em muitas situações, permitindo aliviar queixas dolorosas de forma temporária ou definitiva.

O tratamento cirúrgico da patologia da coluna vertebral é hoje em dia uma atividade de rotina, fruto do melhor conhecimento das entidades patológicas e da utilização de técnicas cirúrgicas seguras. A sua utilização generalizada contribuiu para o melhor conhecimento dos seus resultados e das suas limitações, permitindo ao cirurgião uma seleção mais correta dos candidatos ao tratamento cirúrgico. É no entanto igualmente importante que o cirurgião que se dedica à patologia da coluna domine as várias técnicas cirúrgicas alternativas e resista à utilização procedimentos ou implantes com resultados ainda mal consolidados.

Entre os principais desenvolvimentos dos últimos anos na área do diagnóstico e tratamento da patologia da coluna vertebral encontra-se a criação de centros multidisciplinares, com participação de profissionais de saúde de várias áreas, entre as quais: Medicina Geral e Familiar, Neurocirurgia, Ortopedia, Anestesiologia, Medicina Física e Reabilitação, Neurorradiologia de Intervenção e Psicologia.

No Centro da Coluna do Hospital da Luz Lisboa, os doentes são avaliados de forma integrada e complementar, com vista à identificação dos seus problemas ao nível da coluna vertebral, à resolução desses problemas e à implementação de estratégias de alteração de hábitos de vida que contribuam para prevenir o reaparecimento daqueles problemas.

Coordenação:

Dr. Álvaro Lima