Escolha o Seu Local de Tratamento

  • Que condições se consideram necessárias para o funcionamento de um centro de patologia da coluna vertebral?

    Para além dos profissionais de saúde das várias especialidades implicadas no tratamento da patologia da coluna vertebral (médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar, Imagiologia, Ortopedia, Neurocirurgia, Tratamento da Dor, Neurorradiologia de Intervenção, Anestesiologia e Medicina Física e Reabilitação, Psicólogos e Fisioterapeutas), um centro de patologia da coluna vertebral deve dispor de meios de diagnóstico, como tomografia computorizada (TAC) e ressonância magnética, salas equipadas para procedimentos vertebrais percutâneos, com a possibilidade de monitorização do doente e intensificador de imagem, serviço de Medicina Física e Reabilitação e bloco operatório equipado com microscópio óptico, TAC intra-operatório e neuronavegação com aquisição de imagem a partir da TAC.

  • Qual a importância da existência de uma equipa multidisciplinar para o tratamento da patologia da coluna vertebral?

    Como em muitas áreas da medicina atual, o tratamento da patologia da coluna vertebral deve ser efetuado por equipas multidisciplinares de profissionais com esta especialização, que se mantenham em contacto estreito, partilhando experiências e, fundamentalmente, avaliando os doentes em conjunto, de forma a estabelecer um plano de tratamento ideal para cada caso concreto.

    É portanto crucial que especialistas em Medicina Geral e Familiar, Imagiologia, Ortopedia, Neurocirurgia, Tratamento da Dor, Neurorradiologia de Intervenção, Anestesiologia, Medicina Física e Reabilitação, Psicólogos e Fisioterapeutas, entre outros, possam estabelecer critérios de tratamento e que estes sejam postos em prática de forma integrada e complementar.

  • Quais as patologias vertebrais tratadas no Centro de Coluna Vertebral do Hospital da Luz Lisboa?

    O Centro da Coluna do Hospital da Luz Lisboa reúne um grupo de profissionais que abrange todas as áreas do tratamento desta patologia. A equipa está preparada para fornecer informações sobre os hábitos de vida saudáveis e cuidados a ter com a coluna vertebral, e para desencadear os processos de diagnóstico e tratamento, de forma a solucionar todo o tipo de problemas.

    Inicialmente, dependendo da situação clínica, o doente poderá realizar terapêutica farmacológica, de reabilitação e/ou procedimentos vertebrais percutâneos. Em caso de necessidade de tratamento cirúrgico, a equipa de cirurgiões tem experiência em patologia degenerativa, tumoral, infecciosa, traumática, deformativa e malformativa, tanto em adultos, como em crianças.