Bem-VIndo ao Centro da Tiroide

O Centro da Tiroide reúne todas as condições necessárias para o diagnóstico e tratamento integral das doenças da tiroide.

A patologia da tiroide, tanto a que se manifesta por alterações estruturais desta glândula como a que tem repercussão funcional, tem uma prevalência elevada na população portuguesa.

O diagnóstico e o tratamento de algumas doenças da tiroide, quer pela sua raridade quer pela sua forma de apresentação ou evolução, como o carcinoma da tiroide, carecem de uma abordagem especializada, multidisciplinar e integrada, isto é, uma contribuição conjunta e complementar de profissionais de diversas áreas médicas.

No Centro da Tiroide do Hospital da Luz Lisboa existe um grupo de profissionais com particular experiência e diferenciação nesta área, bem como todos os meios técnicos necessários para o diagnóstico e tratamento integral destes doentes.

A multidisciplinaridade no Centro da Tiroide está também patente na Consulta Multidisciplinar de Tiroide, cujo objetivo é proporcionar um espaço de discussão para os casos clínicos que, pela sua complexidade, requeiram a participação de diversas especialidades. Trata-se de uma consulta com uma periodicidade semanal, que pode ser solicitada por médicos do Hospital da Luz que peçam o seu agendamento através dos meios disponíveis, e que conta com a participação dos elementos do Centro da Tiroide.

A atividade deste centro distribui-se em três vertentes:

  • Assistencial, garantindo uma abordagem multidisciplinar, integrada e individualizada do doente com patologia da tiroide, de acordo com os avanços mais recentes da medicina nesta área.
  • Formação, promovendo a divulgação do conhecimento aos especialistas das várias áreas associadas à patologia da tiroide.
  • Investigação, desenvolvendo projetos, isoladamente ou em colaboração com outras instituições que se dediquem a esta área.

Coordenação:

Dr. António Garrão (Endocrinologia)
Dr.ª Olímpia Cid (Cirurgia Geral)