Bem-Vindo ao Centro de Cefaleias

Bem-Vindo ao Centro de Cefaleias

O Centro de Cefaleias do Hospital da Luz Lisboa dedica-se ao diagnóstico e tratamento de todos os tipos de dores de cabeça.

As cefaleias, ou dores de cabeça, são um problema comum, que atinge uma percentagem significativa da população. São uma das queixas mais habituais nas consultas médicas e uma causa frequente de absentismo laboral, mas nem sempre são devidamente valorizadas pela comunidade médica e pela população em geral.

As cefaleias podem ser esporádicas, ligeiras e não interferir com o dia-a-dia; no entanto, podem também ser frequentes, graves e debilitantes, com fortes repercussões na qualidade de vida. Entre estes dois extremos, são possíveis as mais diversas situações, com um vasto leque de causas.

As diferentes origens das cefaleias e os numerosos fatores que as podem desencadear e afetar a sua frequência justificam uma abordagem médica abrangente e articulada, que permita orientar os procedimentos de diagnóstico e tratamento de cada doente, de acordo com as especificidades do seu caso.

No Centro de Cefaleias do Hospital da Luz, o trabalho conjunto de uma vasta equipa de profissionais permite abordar praticamente todos os tipos de dores de cabeça.

Em funcionamento desde setembro de 2012, este Centro é uma unidade funcional multidisciplinar que conta com a colaboração de médicos neurologistas, que se dedicam há vários anos ao tratamento de pessoas com cefaleias, e de médicos de várias especialidades - fisiatria, estomatologia, cirurgia maxilofacial, ginecologia-obstetrícia e psiquiatria -, permitindo para cada doente uma intervenção integrada para a solução do seu problema.

O Centro de Cefaleias do Hospital da Luz disponibiliza o acesso a tratamentos inovadores na área das Cefaleias (como os tratamentos de neuroestimulação não invasiva e com toxina botulínica), bem com a tratamentos experimentais (no contexto de ensaios clínicos). Neste centro decorrem regularmente projetos de investigação científica que visam a optimização das estratégias de tratamento destas patologias, assim como o melhor conhecimentos dos mecanismos cerebrais subjacentes.

Em 2017 o Centro de Cefaleias do Hospital da Luz expandiu-se, funcionando agora de forma integrada no Hospital da Luz Lisboa, no Hospital da Luz Oeiras e Hospital da Luz Clínica da Amadora e Hospital da Luz Centro Clínico Digital.

Para 2018 prevê-se um alargamento das especialidades envolvidas no centro, assim como a criação de apoio específico de enfermagem e psicologia para estes doentes.

O centro pretende manter-se na vanguarda da investigação científica sobre Cefaleias e Enxaqueca, assim como otimizar os cuidados de que estes doentes tanto necessitam.

 

Coordenação do Centro de Cefaleias:

Prof.ª Dr.ª Raquel Gil-Gouveia