O que são Cefaleias?

O que são Cefaleias?

A cefaleia é o nome genérico dado a uma dor localizada na cabeça ou na região superior do pescoço (região cervical). As suas causas são múltiplas, sendo das dores mais comuns - atualmente as cefaleias são a terceira causa mundial de incapacidade, segundo a Organização Mundial de Saúde. 

Quando as cefaleias são doenças por si só, ou seja, a doença é a própria dor de cabeça que é recorrente, designam-se por cefaleias primárias, sendo estas as situações mais frequentes. Quando as dores de cabeça se devem a outra doença subjacente, são denominadas cefaleias secundárias , sendo a dor de cabeça um sintoma de outro problema.

É fundamental distinguir as cefaleias primárias das cefaleias secundárias, pois o tratamento destas últimas é, fundamentalmente, o tratamento da doença que as provoca.

O tratamento das cefaleias primárias é mais complexo pois, em geral, são recorrentes e incuráveis provocando uma importante incapacidade e diminuição da qualidade de vida. Embora incuráveis, as cefaleias primárias têm tratamento, o que permite, na quase totalidade dos casos, viver uma vida normal com uma incapacidade mínima ou inexistente.