O que são Cefaleias?

O que são Cefaleias?

A cefaleia é o nome genérico dado a uma dor localizada na cabeça ou na região superior do pescoço (região cervical). As suas causas são múltiplas, sendo das dores mais comuns, o que levou a Organização Mundial da Saúde a incluir a dor de cabeça, globalmente, entre os dez primeiros lugares no conjunto de todas as doenças conhecidas no mundo, na sua revisão de 2010 e publicada no último trimestre de 2012.

Quando as cefaleias são doenças por si só, ou seja, a doença é a própria dor de cabeça que é recorrente, designam-se por cefaleias primárias, sendo estas as situações mais frequentes.

As cefaleias secundárias são aquelas que se devem a outra doença subjacente, ou seja, a dor de cabeça é um sintoma de outro problema.

É fundamental distinguir as cefaleias primárias das cefaleias secundárias, pois o tratamento destas últimas é, fundamentalmente, o tratamento da doença que as provoca.

O tratamento das cefaleias primárias é mais complexo pois, em geral, são recorrentes e incuráveis provocando uma importante incapacidade e diminuição da qualidade de vida. Embora incuráveis, as cefaleias primárias têm tratamento, o que permite, na maioria dos casos, viver uma vida normal com uma incapacidade mínima.

Existe ainda um terceiro grupo de cefaleias, as nevralgias, ou seja, as dores de cabeça que se devem a inflamação dos nervos da cabeça ou do pescoço e que se tornam origem da dor.